faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Entenda gestão da medicina diagnóstica da Unimed Vitória

Article-Entenda gestão da medicina diagnóstica da Unimed Vitória

Companhia aposta em equipamentos modernos, profissionais qualificados e certificações para garantir a qualidade na prestação de serviços

Hi-Tech e Hi-Touch. Estas duas tendências, que aliam alta tecnologia com um alto contato humano, têm norteado o trabalho da Unimed Diagnóstico, unidade de Medicina Diagnóstica da Unimed Vitória. Para o superintendente de Recursos Próprios da Unimed Vitória, Paulo Augusto Aragão, são as ações realizadas no dia a dia, em conjunto, que têm levado a unidade para este caminho. ?A gente tem toda uma parte digitalizada para os exames realizados, além de atendimento humanizado dentro da clínica?, cita o gestor.
Os serviços de Medicina Diagnóstica da Unimed Vitória podem ser divididos em duas áreas. Há aqueles que são realizados dentro de seu hospital - o Centro Integrado de Atenção à Saúde (Cias) ? e os da unidade externa, exclusiva para exames de diagnóstico por imagem. Este setor engloba procedimentos como raios-X, mamografia digital, tomografia e ressonância magnética. ?É uma clínica muito estruturada, com equipamentos de ponta e atendimento diferenciado, que recebe em torno de 7 mil pessoas por mês?, explica Aragão. Este número se soma aos outros 7 mil pacientes atendidos pela medicina diagnóstica interna do Cias.
O perfil das pessoas atendidas nas unidades externa e interna costuma ser diferente. Em geral, os pacientes do centro de diagnóstico do Cias são encaminhados por médicos cooperados que os atenderam no próprio hospital. Já os exames feitos na unidade externa são eletivos e agendados pelos pacientes antecipadamente. Em todo caso, o marketing para os cerca de 14 mil clientes dos serviços é feito de forma indireta. A ideia é garantir que médicos e colaboradores acreditem na estrutura e na qualidade do atendimento e repassem essa confiança para seus pacientes.
E a qualidade desses serviços tem até selo. Assim como o hospital, a Medicina Diagnóstica da Unimed Vitória é certificada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e tem Iso 9001, além de selos do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR) para os exames de imagem.
?Normalmente, uma clínica de imagens não possui acreditação da ONA ou certificação da ISO, por isso, nos consideramos uma clínica completa, com todos os tipos de procedimentos e equipamentos com qualidade assegurada?, diz o gestor.
Para saber se o paciente compartilha essa opinião, é feita uma pesquisa interna de satisfação, em que é possível verificar a avaliação do cliente sobre o atendimento recebido. Além disso, todos os anos é contratada uma empresa externa, com o objetivo de realizar uma pesquisa independente junto a clientes, médicos cooperados e colaboradores.
O diretor-presidente da Unimed Vitória, Márcio de Oliveira Almeida, lembra que indicadores gerados diariamente são outra ferramenta essencial para avaliação de desempenho, ajudando a identificar áreas que podem ser melhoradas. ?Desenvolvemos um rol de indicadores que impulsionou o engajamento interno e serviu de parâmetro para evoluirmos em cada área do Centro Integrado de Atenção à Saúde e também da Unimed Diagnóstico.
Os indicadores nos impulsionam para a evolução, mesmo nos processos mais simples e já rotineiros, quando nos conduz à descoberta de novas possibilidades, implementações e avanços?,conclui.