This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Por que o Dr. Drauzio Varella vale mais do que os hospitais no Brasil?

By 13 de maio de 2014 Mercado

Essa pergunta me veio quando buscava cases de Content Marketing na saúde e sempre era levado à resultados que envolviam Dr. Drauzio Varella. Entender porque o Dr. Drauzio Varella é uma das maiores referencias em saúde em nosso país me chamou a atenção. Posso responder que ele é mais conhecido sem nem mesmo consultar o IBOPE ou qualquer instituto de pesquisa. E tenho a certeza de que todos os leitores desse artigo conhecem o médico mais famoso do Brasil. Quem não o ouviu na rádio, viu na televisão e até mesmo caiu em alguma de suas páginas na internet que me conte por onde esteve nos últimos 30 anos.

Decidi escrever sobre o case do Dr. Drauzio Varella por representar, no meu ponto de vista, um dos maiores cases de Content Marketing no setor de saúde no país. Se existisse uma pesquisa que mostrasse qual médico está no top of mind da família brasileira, o resultado seria sem dúvida – Dr. Drauzio Varella.

Mas quem é esse senhor simpático que nos ensina sobre o mosquito da dengue, que faz campanhas contra o tabagismo e que foi um dos pioneiros nos estudos e tratamentos da Aids no Brasil.

Drauzio Varella é médico cancerologista, formado pela USP. Nasceu em São Paulo, em 1943. Foi um dos fundadores do Curso Objetivo, onde lecionou química durante muitos anos. […] Durante 20 anos, dirigiu o serviço de Imunologia do Hospital do Câncer (SP) e, de 1990 a 1992, o serviço de Câncer no Hospital do Ipiranga, na época pertencente ao INAMPS.

Foi um dos pioneiros no tratamento da AIDS, especialmente do sarcoma de Kaposi, no Brasil. Em 1986, sob a orientação do jornalista Fernando Vieira de Melo, iniciou campanhas que visavam ao esclarecimento da população sobre a prevenção à AIDS, primeiro pela rádio Jovem Pan AM e depois pela 89 FM de São Paulo.

Na Rede Globo, participou das séries sobre o corpo humano, primeiros socorros, gravidez, combate ao tabagismo, planejamento familiar, transplantes e diversas outras, exibidas no Fantástico.

Em 1989, iniciou um trabalho de pesquisa sobre a prevalência do vírus HIV na população carcerária da Casa de Detenção do Carandiru. Desse ano, até a desativação do presídio, em setembro de 2002, trabalhou como médico voluntário. Atualmente, faz o mesmo trabalho na Penitenciária Feminina de São Paulo. 

Na Amazônia, região do baixo rio Negro, dirige um projeto de bioprospecção de plantas brasileiras com o intuito de obter extratos para testá-los experimentalmente em células tumorais malignas e bactérias resistentes aos antibióticos. Esse projeto, apoiado pela FAPESP, é realizado nos laboratórios da UNIP (Universidade Paulista) em colaboração com o Hospital Sírio-Libanês.

(fonte: DrauzioVarella.com.br)

Além de uma carreira exemplar na medicina, o médico, escritor e apresentador de televisão ficou conhecido por todo o Brasil por sua dedicação à divulgação de informação sobre a saúde. Desde suas primeiras investidas na rádio em 1986 na rádio Jovem Pan e posteriormente na 89 FM e Rádio Bandeirante trabalhou e ainda trabalha para democratizar o conhecimento da saúde.

Suas contribuições são tão grandes e sua figura ficou tão reconhecida que o Governo já o utilizou como garoto propaganda em diversas campanhas.

[youtube]http://youtu.be/nRkYB3qjbto[/youtube]

Comercial da Lei Antifumo com o Dr. Drauzio Varella

[youtube]http://youtu.be/oSfxFi4sUOw[/youtube]

Dr. Drauzio Varella – Campanha contra a dengue

A questão que gostaria de levantar aqui é por que Dr. Drauzio é um dos poucos senão, um dos únicos profissionais da saúde a terem investido tempo e dinheiro na produção e divulgação de conteúdo para o grande público no Brasil?

Para mim a resposta parece clara e simples: porque os hospitais e outras empresas do setor não investem em marketing de conteúdo (o famoso Content Marketing) que poderia consagrá-los e elevá-los a patamares similares aos alcançados pelo Dr. Drauzio. Não estou dizendo que a pesquisa e produção de conteúdo não ocorre nos hospitais e universidades, mas a questão é que se você perguntar a praticamente qualquer brasileiro quem é Drauzio Varella, ele saberá dizer que é aquele doutor que aparece na televisão. E se você perguntar a um leigo quais hospitais são referência em cardiologia no País? Aposto que 99% não saberá a resposta.

Não estou desmerecendo o grandioso trabalho dos hospitais e profissionais da saúde em nosso país. Só estou preocupado com a falta de investimento em Marketing de qualidade. Hoje, buscar informações sobre qualquer doença no Google traz resultados do Wikipedia, de alguns portais de conteúdo e pelo menos um artigo do portal do Dr. Drauzio na primeira página.

Isso não é um problema, na verdade ele simplesmente foi o pioneiro no Content Marketing da saúde no Brasil. E garanto que os portais que surgiram posteriormente estão fazendo um bom trabalho, estão ganhando bastante dinheiro com isso e, o mais importante, estão levando o conhecimento à população. Penso que se o marketing fosse levado mais a sério em alguns setores da saúde, as possibilidades de crescimento e reconhecimento seriam inúmeras e poderíamos atingir patamares antes nunca vistos por aqui.

Hoje a gestão do conteúdo do Dr. Drauzio Varella é profissional e não deixa nada a desejar. Seu site se tornou um grande portal de conteúdo em saúde. A qualidade e a variedade impressiona, seu conteúdo não é somente texto, mas também multimídia como áudio, vídeo e ferramentas interativas. O investimento em marketing é claro e permite que sua presença seja cada vez mais interessante e relevante. Existe alguma ação em todos os pontos de contato possíveis:

Parece correto afirmar que, com conteúdo de qualidade pode-se criar uma infinidade de produtos. E, se outros players do mercado de saúde se atentarem à importância do Marketing nesse setor, teremos muitos cases de sucesso a serem analisados e poderemos nos orgulhar do crescimento e reconhecimento do setor pela sociedade em geral.

Marco Cacuro

About Marco Cacuro

Leave a Reply