This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

A dificuldade nos avanços do atendimento em medicina está na mudança de cultura

By 28 de novembro de 2014 Mercado

O avanço do desenvolvimento de novas tecnologias para a medicina diagnóstica é acelerado. Semanalmente podemos conferir novos lançamentos e novidades que prometem aumentar a produtividade, reduzir custos e agilizar o atendimento em clínicas e hospitais.

Mas apesar das empresas desenvolverem avançados sistemas e ferramentas completas, algumas vezes esses produtos são lançados ao mercado de forma precipitada, sem permitir que a população sinta, antes de tudo, a real necessidade daquele serviço. Dessa forma, os benefícios gerados não são suficientemente convidativos para que as pessoas abandonem o modo antigo e utilizem massivamente as novas ferramentas. Ou seja, o uso e a aceitação dessas plataformas acabam sendo menores do que o esperado.

Também precisa existir um esforço por parte das instituições de saúde em relação ao uso dessas tecnologias. É necessário que haja um incentivo aos clientes para que eles experimentem as novas opções e vejam os benefícios gerados. Dessa forma, aos poucos, haverá uma mudança natural no hábito da população.

Podemos citar o acesso aos resultados de exames pela internet como exemplo. Apesar de não ser uma novidade muito recente, ainda é difícil eliminar a opção de buscar os exames impressos em clínicas ou laboratórios. Os pacientes mais jovens aderiram ao hábito de ver os exames online e até mesmo enviá-los por e-mail aos médicos. Entretanto, a população da terceira idade, que, na sua maioria tem dificuldades para mexer no computador, ainda não – eles continuam se dirigindo ao local, com o papel de retirada, para pegar os exames na recepção.

E nesse caso podemos citar inúmeros benefícios para o usuário. A praticidade de não precisar sair de casa e enfrentar trânsito para ter acesso aos resultados é o maior deles. Além disso, compartilhar o arquivo com o médico através da internet e receber um retorno mais rápido é outra vantagem – se estiver tudo dentro da normalidade, muitas vezes nem é preciso retornar ao consultório.

Mesmo não sendo muito alto, a instituição de saúde precisa fazer um investimento para oferecer esse tipo de serviço ao cliente (disponibilizar exames pela internet). Por isso, é fundamental que haja redução de custos do outro lado, como na diminuição de impressão dos exames e também no espaço destinado ao armazenamento desses arquivos.

A mudança de hábito não é rápida e exige esforços de todos os lados, para que assim cada vez mais tecnologias sejam aceitas e utilizadas pela população. Só com os benefícios claros e visíveis é que as pessoas passarão a considerar novas opções, mas, gradativamente, a cultura vai sofrendo alterações e a medicina diagnóstica pode evoluir para oferecer um atendimento melhor a todos.

Rafaela Blacutt

About Rafaela Blacutt

Leave a Reply