INSCREVA-SE para o HIS19 e atualize-se com mais de 70 horas de conteúdo! Inscreva-se

Desmistificando o Marketing Digital para a área da Saúde

By 26 de fevereiro de 2019 Mercado

Agronegócio, tecnologia, educação…o marketing digital invadiu e já faz parte de muitas áreas de negócios. Com o setor da saúde não seria diferente. Mesmo com alguma evolução, ainda há certa resistência na adoção de táticas mais profundas de marketing digital, pois é um segmento que ainda atua muito por meio de comunicação de massa e indicações boca a boca. Porém, com a mudança do comportamento do consumidor e acesso a informações em tempo real, é imperioso que os gestores de saúde abram a mente.

Para que as ações tenham resultado positivo nesse cenário, é importante levar em consideração que estamos falando sobre saúde e existe grande responsabilidade em apresentar conteúdos completos e claros sobre todos os assuntos propostos. Pensando nisso, as estratégias mais relevantes que as marcas costumam adotar para este segmento são entregas de serviços digitais.

Com a utilização de ferramentas de social media, é possível interagir com o público e desmistificar alguns serviços e entregas, bem como ter inteligência social para entendimento dos desafios dos consumidores. Outro recurso muito utilizado é o marketing de conteúdo, possibilitando a elaboração de materiais para se comunicar bem em todas as etapas da jornada de compra, que incluem aprendizado, reconhecimento do problema, consideração da solução, decisão de compra e relacionamento.

Segundo uma pesquisa feita em 2018 pela Rock Content, especializada em marketing de conteúdo, a utilização de ferramentas como vídeos, e-books, simuladores e infográficos atrai 2,6 mais tráfego nos sites a até 3,7 vezes mais clientes em potencial. Porém, para que elas funcionem e realmente agreguem valor à marca, é imprescindível ter informações ricas sobre o consumidor. Dessa maneira, fica mais fácil adaptar a comunicação e oferta de serviços.

Dentro da área da saúde, as empresas que adotam as estratégias digitais têm aumentado gradativamente seus resultados de vendas e otimizado seus custos de aquisição de clientes. Esse é o caso da Unimed, que por meio de uma ação de marketing digital teve uma otimização de 78% da conversão ao longo da campanha, aumento de 248% a mais de leads e meta de vendas 560% acima do planejado. Tais dados mostram que as empresas que adotam as estratégias digitais têm otimizado seus índices, pois conseguem crescer de forma direcionada. Além disso, conseguem melhorar a proximidade com seu público-alvo oferecendo produtos cada vez mais personalizados. Sendo assim, por que não começar a aplicar essas técnicas hoje mesmo?

*Erick Iucksh é Chief Innovation Officer da DIWE, primeira agência de profound marketing do país. Criada a partir da fusão das marcas WCK, pioneira em inbound marketing no Brasil, e a Next Idea, foca em digital strategy, a empresa aplica em todas as suas propostas a premissa de estar presente no dia a dia dos clientes, entender sua realidade e propor ações autênticas, passando por um intenso processo de questionamento de escopos moldados a antigos padrões de mercado.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply