This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Dasa disponibiliza coleta do exame para coronavírus em domicílio com resultado em 24 horas

By 28 de fevereiro de 2020 Mercado

É preciso ter indicação clínica e pedido médico para fazer o exame via Atendimento Domiciliar dos laboratórios Delboni (SP), Sérgio Franco (RJ), Exame (DF), entre outros que integram a Dasa

Desde a confirmação do primeiro caso do Covid-19 no Brasil, ontem, 26, mais oito países registraram os primeiros casos da doença: Dinamarca, Estônia, Geórgia, Grécia, Macedônia do Norte, Noruega, Paquistão e Romênia. “Apesar de branda, na maioria dos casos a infecção pelo coronavírus é altamente contagiosa. Logo impedir a propagação é imperativo para evitarmos o cenário epidêmico”, explica Emerson Gasparetto, vice-presidente da área médica da Dasa.

Preocupada com isso, a Dasa, que reúne laboratórios como Delboni (SP), Sérgio Franco (RJ) e Exame (DF) disponibiliza a partir de hoje, 28, o serviço de Atendimento Domiciliar para coleta do exame de diagnóstico coronavírus. “Temos mais de 800 unidades espalhadas pelo país, com grande circulação de idosos e pacientes com doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e câncer, que são grupos de risco. Para evitar a disseminação do vírus, disponibilizamos a coleta apenas via unidades hospitalares e Atendimento Domiciliar”, explica.

Vale reforçar que o exame não é indicado para toda a população. “O paciente precisa ter pedido médico e apresentar critérios clínicos”, explica Alberto Chebabo, infectologista da Dasa. Ele indica que os principais critérios são: febre acompanhada de sintomas respiratórios (tosse, espirros, aperto no peito, dificuldade para respirar, falta de ar),  ter viajado para países com a epidemia instalada, como a China (nos 14 dias anteriores, período de incubação do vírus) ou ter tido contato com um caso suspeito ou confirmado do novo coronavírus.

Experiência em resposta rápida, em larga escala

A OMS declarou que o Brasil já demonstrou, em outras epidemias, “a capacidade de resposta em larga escala”. A própria Dasa já desenvolveu e validou testes diagnósticos de forma rápida e precisa, outras vezes. “Foi assim com a epidemia de febre amarela, em 2017/2018, e com o Zika vírus, em 2015/2016, ambos com ótimas avaliações nos programas internacionais de controle de qualidade”, explica Gasparetto.

A validação do exame da Dasa foi por meio de parceria com o Instituto de Medicina Tropical da USP e usa tecnologia de PCR em tempo real – a mesma utilizada pelos centros de referência com avaliação de dois genes. Como é política de saúde pública, se a Dasa (ou qualquer laboratório) fizer teste positivo, tem que seguir o procedimento de notificar o Ministério da Saúde e mandar a contraprova para laboratórios de referência (Fiocruz/Adolfo Lutz).

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.