faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Cristália recebe certificado de boas práticas em fabricação de biológicos

Article-Cristália recebe certificado de boas práticas em fabricação de biológicos

Medicamentos para doenças graves, antes importados, serão produzidos na nova planta do laboratório

O Laboratório Cristália anunciou a conquista recente do Certificado de Boas Práticas de Fabricação para os Insumos Farmacêuticos Ativos Biológicos, concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A planta nacional fabrica insumos farmacêuticos obtidos por biotecnologia (DNA recombinante). Os primeiros medicamentos que serão produzidos, já com o aval da Anvisa, são Trastuzumabe (tratamento de câncer de mama), Etanercept (tratamento de doenças autoimunes, como artrite reumatóide e psoríase) e Somatropina (hormônio do crescimento humano).
Ogari Pacheco, presidente do Complexo Industrial Farmoquímico, Farmacêutico e de Biotecnologia Cristália, explica que medicamentos antes importados serão produzidos pela primeira vez no Brasil, aumentando o acesso dos pacientes. As novas drogas poderão ser distribuídas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A empresa investiu R$ 80 milhões na construção de novas plantas de biotecnologia e citostáticos, inauguradas em agosto de 2013 em Itapira (interior de SP). Atualmente os medicamentos estão em fase de testes clínicos, e após os testes de estabilidade e registro na Anvisa serão lançados no mercado brasileiro e global.
Cerca de 86% da matéria prima para medicamentos produzidos no país é importada, segundo o Cristália, que fabrica metade dos princípios ativos necessários para as drogas que produz.

TAG: Indústria