This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Creche africana recebe remédios do Brasil

By 3 de julho de 2003 Mercado

A creche Nyumbani, em Nairobi, capital do Quênia, que abriga cerca de 70 crianças órfãs portadoras do HIV, recebe esta semana mais uma doação de anti-retrovirais produzidos pelo Brasil. É a terceira vez que o Lafepe, laboratório estatal de Pernambuco, envia à creche frascos de Zidovudina oral para compor o coquetel que é dado às crianças, com ajuda da solidariedade internacional, informou a Agência Brasil.
A primeira vez que o Brasil doou medicamentos à creche foi em 2001, do estoque da própria Coordenação Nacional de DST/Aids. A doação ocorreu após visita do padre italiano D’Agostini, responsável pelo amparo às crianças. Ele fez um apelo para interromper as mortes por Aids na creche Nyumbani, que estavam ocorrendo por falta de uma política de acesso aos anti-retrovirais no Quênia.
As doações brasileiras giram em torno de 2,2 mil frascos de Zidovudina e passaram a ser feitas diretamente pelo Lafepe, mas de forma inconstante. A partir do segundo semestre, as doações passarão a ser regulares, pois a creche Nyumbani foi a instituição selecionada pelo governo brasileiro no Quênia para fazer parte do Programa de Apoio aos Países da América Latina, África e Caribe. Esse projeto vai tratar 100 pessoas com Aids em dez países que ainda não distribuem anti-retrovirais, durante um ano. O objetivo é sensibilizar outros países a fazerem o mesmo, para reduzir o número de óbitos pela doença e estimular os governos a promoverem amplo acesso ao tratamento.
Além do Quênia, Burkina Faso, Burundi, Moçambique e Namíbia são os países africanos que receberão ajuda brasileira. Na América Latina e no Caribe, os países selecionados foram Colômbia, El Salvador, Guiana, Paraguai e República Dominicana.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply