This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Conheça os benefícios da esterilização de ambientes com luzes ultravioleta

By 2 de setembro de 2020 Mercado

Utilização de radiação garante 100% de desinfecção dos ambientes de forma segura se respeitado as conformidades técnicas

Desde o início da pandemia, diversas maneiras de desinfecção, tanto de objetos quanto de ambientes, vêm conquistando o mercado mundial. A questão primordial é que, mais do que serem produtos criativos, é preciso que, de fato, sejam eficazes contra vírus e bactérias, sobretudo ao Sars-Cov-2, o patógeno causador da Covid-19. Diferentemente dos processos de limpeza comuns, que nem mesmo são capazes de matar os micro-organismos, o processo de  esterilização que utiliza luz UV-C os elimina através da energia contida na onda, sendo portanto, mais seguros.

A eficácia da radiação UV se deve ao espectro de luz conter mais energia devido ao comprimento de onda mais curto do que estamos acostumados a enxergar, como a luz, por exemplo. A região entre 280 e 220 nm é denominada UV-C e é conhecida pelos seus efeitos bactericida e germicida. Os raios UV-C são encontrados em lâmpadas germicidas e em alguns arcos de solda, mas não na luz solar na superfície da terra. Contudo, a forma de utilização para ser eficaz, deve seguir normas amplamente testadas pela comunidade científica. No Brasil, também temos estudos em renomadas universidades corroborando sobre as normas da correta utilização.

“Somente podem virar padrões internacionais as práticas e técnicas em que não há dúvida na comunidade científica sobre seu funcionamento, por isso é tão importante se atentar sobre o método aplicado e se está em conformidade com associações internacionais e instituições de saúde pública”, afirma Juliano Dillenburg, engenheiro e consultor técnico da Meister Safe, uma startup que desenvolve solução automatiza de aplicação UV-C. A Meister Safe é uma empresa que segue a indicação da norma técnica da Anvisa e de instituições internacionais que preconizam esta técnica. O consultor ainda listou abaixo algumas vantagens da esterilização por empresas competentes e certificadas:

1- Esterilização do ar e superfícies

A eficiência da utilização das luminárias germicidas UVC é comprovada por diversos especialistas.  É uma técnica que vem sendo amplamente estudada e utilizada em soluções diversas com segurança em hospitais, clínicas, escritórios comerciais, fábricas e outras instalações comerciais e residências em todo o mundo há mais de 70 anos. Não à toa, todas as principais associações internacionais de engenharia, (Ex. ASHRAE, CIE, IEC, IES, ABILUX) e diversas instituições de saúde pública e segurança do trabalho (Ex. CDC, OSHA) orientam o uso de sistemas de UV-C no combate à pandemia.

2- A radiação não permanece no ambiente após a utilização

Só há emissão de radiação UV-C enquanto o processo estiver em operação. Uma vez cessado a fonte não há permanência da radiação no ambiente, diferentemente do ozônio. Desta forma, a radiação UV-C  não prejudica os ocupantes nem equipamentos ou móveis quando bem empregada.

3- Não existe possibilidade de resistência como antibióticos

Diferentemente de alguns produtos, com a radiação ultravioleta C não existe nenhuma probabilidade de um micro-organismo criar resistência e sobreviver ao contato com as luzes ultravioletas. Isso porque a energia contida no comprimento de onda do raio é absorvido pelo DNA/RNA dos microrganismos destruindo sua estrutura e inativando as células vivas, tornando vírus, bactérias, leveduras e fungos inofensivos em segundos. Se a intensidade da irradiação for suficientemente alta, a desinfecção UV-C é um método confiável e ecológico, pois a adição de produtos químicos não é necessária. Além disso, os microrganismos não podem desenvolver resistência à radiação UV-C.

4 – Possibilita a esterilização do ar quebrando rota de transmissão

As infecções causadas por patógenos transportados pelo ar, caem ou se espalham pelas superfícies, pisos e equipamentos e são originadas por pessoas, principalmente quando tossem ou espirram. Os sistemas utilizando irradiação UV-C reduzem esses microorganismos ao interceptá-los efetivamente no ar e/ou ambiente. Em um processo planejado para o ambiente onde tempo de exposição, potência das lâmpadas e cálculo para áreas possíveis de sombra são levados em consideração tem-se esterilização ambiental total, garantindo tranquilidade para quem frequenta.

Lembrando que a esterilização não dispensa as recomendações do Ministério da Saúde, como a utilização de máscara, lavagem das mãos, distanciamento social e utilização do álcool em gel; maneiras pessoais de prevenção que devem ser mantidas durante todo o período de pandemia.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.