This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Conheça as tendências globais do investimento em saúde no 1º trimestre de 2020

O relatório trimestral da CB Insights fornece atualizações sobre as tendências de investimento em saúde, tecnologia e desenvolvimento de negócios, com foco especial na saúde digital e no impacto da Covid-19. Também abrange o desenvolvimento de tendências em áreas específicas da saúde, incluindo telessaúde, dispositivos médicos e saúde mental. Confira alguns destaques a seguir. O relatório completo pode ser baixado através do link.

Investimentos em saúde

O total de investimentos cresceu 4%, enquanto o número de negócios caiu 6% no 1º trimestre de 2020 comparado ao 4º trimestre de 19. Do total de negócios, 46% se deram em companhias em estágio inicial (notas conversíveis, anjo, semente e séries A).

Os EUA viram um número recorde de mega-rodadas: 25 no total. A China teve uma queda acentuada no número de negócios, total de 100, comparado ao período anterior, 163.

As duas companhias que receberam o maior investimento em saúde foram:

  1. Lyell (americana), de terapia celular dedicada a dominar a funcionalidade das células do sistema imune, com USD 493 M em março e
  2. Retina Consultants of America (americana), organização de serviços de gerenciamento focada em práticas especializadas em retina, com USD 350 M em março.

No mundo existem hoje 42 unicórnios em saúde que somam USD 99,5 bilhões em valor agregado. O maior número se encontra na América do Norte seguido da Ásia.

Investimentos em saúde digital

Negócios e montante caíram 8% e 4%, respectivamente, em relação ao trimestre anterior. África, América do Sul e Austrália passaram pela primeira vez a marca dos USD 100 M em investimentos na saúde digital. Na saúde digital, a China também apresentou uma queda no número de negócios: 27 no 1º trimestre de 2020 e 55 no 4º trimestre de 2019.

As duas companhias que receberam o maior investimento em saúde digital foram:

  1. Karius (americana), focada no tratamento de doenças infecciosas, sequenciando DNA livre de células microbianas diretamente do sangue, com USD 165 M em fevereiro e
  2. KRY (sueca), serviço de aplicativo para telemedicina, com USD 155 M em janeiro.

Holofote: COVID-19

À medida que a pandemia continua, as seguradoras precisarão repensar suas estratégias para adquirir e apoiar uma base de consumidores com uma alta taxa de desemprego. Os empregadores, que seguram quase 50% dos americanos, provavelmente precisariam ampliar benefícios para testes e tratamento à medida que o país começa a se recuperar lentamente.

Parcerias foram criadas para acelerar o desenvolvimento e expandir o acesso aos testes diagnósticos, vacinas, tratamentos e equipamentos médicos críticos. A principal vantagem é o aumento da velocidade com a qual eles podem realizar pesquisa e desenvolvimento e conduzir ensaios clínicos, principalmente aproveitando os conhecimentos distintos uns dos outros. Saindo da pandemia, poderemos ver um nível elevado de colaboração continuar, especialmente se houver histórias de sucesso na produção de resultados mais rápidos ou melhores.

Algumas dessas parcerias foram formadas entre atores improváveis. As principais vantagens são a produção e distribuição em grande escala. Montadoras também estão enfrentando baixa demanda e, portanto, têm excesso de capacidade temporariamente. A longo prazo essas parcerias provavelmente se dissolverão à medida que as empresas voltarem às operações pré-pandêmicas.

Gigantes da tecnologia unem forças em vigilância e supercomputação

A Apple e o Google fizeram parceria para desenvolver e implantar uma tecnologia de rastreamento de contato automático, anônimo e baseado em Bluetooth para o Covid-19.

Amazon, Google e Microsof ingressaram em um consórcio liderado pelo Escritório de Política Científica e Tecnológica da Casa Branca, pelo Departamento de Energia dos EUA e pela IBM chamado The Covid-19 High Performance Computing. Juntos, os membros fornecerão pesquisadores de informática, epidemiologia e biologia molecular com poder de computação para executar programas de pesquisa computacional em Covid-19.

No futuro, isso poderá afetar a forma como as respostas locais, estaduais e federais à saúde pública são orquestradas, com os responsáveis pela tecnologia desempenhando um papel importante na estratégia e na implementação.

O uso da telessaúde – por parte de pacientes e fornecedores – acelerou significativamente devido às iniciativas de resposta ao Covid-19. No futuro, o uso da telessaúde provavelmente diminuirá, mas permanecerá acima dos níveis pré-pandêmicos, à medida que os provedores expandem suas ofertas e os pacientes adotam a tecnologia.

A política de reembolso pós-pandemia é uma questão maior e pode influenciar em quais tipos de serviços os usuários se engajam. Aqueles sem cobertura poderiam ver mais valor nos serviços de telessaúde com custos acessíveis diretos (por exemplo, plataformas assíncronas e somente texto).

Destaques da indústria de saúde

  • Inteligência artificial: Empresas que vendem IA SaaS para clientes de serviços de saúde ou que usam IA para desenvolver produtos para o mercado de serviços de saúde
  • Telessaúde: Startups que usam tecnologia para fornecer remotamente serviços clínicos de saúde ao paciente 
  • Dispositivos médicos: Empresas que desenvolvem dispositivos médicos que auxiliam no diagnóstico, cura, mitigação, tratamento, monitoramento ou prevenção de doenças 
  • Saúde digital na China: Startups de saúde chinesas que usam tecnologia digital como um diferencial importante em relação à concorrência 
  • Saúde da mulher: Startups focadas especificamente no fornecimento de produtos e serviços de saúde para mulheres 
  • Saúde mental: Empresas que aplicam a tecnologia a problemas de bem-estar emocional, psicológico e social 
  • Medicina regenerativa: Empresas envolvidas em pesquisa e desenvolvimento ou comercialização de terapias genéticas, terapias celulares e tecidos de engenharia biológica
Pamela Paschoa

About Pamela Paschoa

Farmacêutica pela Unicamp, atuou por 8 anos como farmacêutica clínica em instituições públicas e privadas. Foi tutora e preceptora de programas de residência multidisciplinar. Hoje atua na produção de conteúdo para portal Saúde Business e na curadoria dos eventos Hospitalar, Healthcare Innovation Show e Saúde Business Fórum.