This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Conectando cuidadores e melhorando a saúde dos idosos

By 19 de maio de 2014 Mercado
saúde-pública-suplementar-empreender-saúde

Já algumas vezes nestas colunas foi comentado que o cuidador familiar pode e deve ser alvo de quem busca empreender para o público idoso. Mesmo que o cuidador familiar não seja idoso necessariamente, a gestão da rotina de cuidados que recai sobre ele está diretamente associada ao bem-estar vivido pelo idoso em si, de forma que a atenção dispensada ao primeiro pode ser considerada coextensiva ao campo da Gerontologia.

Em lugares onde o processo de envelhecimento populacional gera impactos como uma grande quantidade de pessoas tendo que oferecer cuidados a seus familiares, ou onde essa realidade é enfrentada mais seriamente, há várias iniciativas e empreendimentos em curso para atender as necessidades desse segmento, mesmo em países em desenvolvimento (e é nesses onde a tendência de aumento na demanda de cuidados familiares é maior, no futuro próximo). Na maior parte das vezes, oferece-se modos de organizar a rotina, troca de experiências e formas de facilitar a entrega de cuidados. E com frequência, as redes sociais são usadas para viabilizar tudo isso.

A rede Tyze, canadense e o aplicativo Unfrazzle, norte-americano, são exemplos. Mas uma nova iniciativa, atuando na mesma linha, traz um diferencial. Além dos serviços mencionados anteriormente, a rede Careticker conecta o cuidador aos planos de saúde.

O objetivo é que as tarefas exercidas e o cuidado dispensado, sendo registrados na plataforma do aplicativo, virem créditos para os cuidadores. Estes, podem ser convertidos em descontos e estímulos de diferentes naturezas.

Atualmente, empresas na Florida e no Tennessee estão testando o produto. A CEO da Careticker, Chiara Bell, pretende vender a plataforma para planos de saúde, e posteriormente, diretamente aos consumidores.

Antônio Leitão

About Antônio Leitão

Leave a Reply