This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Conceito de “one stop shop” em gestão chega a consultórios médicos

By 16 de setembro de 2020 Destaques, Gestão, Mercado

Para educadora financeira, movimento impõe como desafio a adoção de ecossistemas em que haja convergência das atividades-fim com a gestão do financeiro do profissional

“One stop shop” é um termo para designar, em linhas gerais, a concentração de uma série de serviços correlatos ou afins em um lugar único. No setor saúde, por exemplo, é aplicado quando unidades reúnem em um complexo os mais diversos tipos de exames, procedimentos e atendimentos multidisciplinares. Atualmente, serve para a gestão também, e isso tem sido uma tendência para profissionais da área médica que possuem um CNPJ, tanto para prestação de serviços médicos quanto para as clínicas.

Ou seja, o conceito “one stop shop” dentro de um contexto de inovação é diretamente relacionado à “ecossistema”. As gestões dos CNPJ médicos e dos consultórios buscam a convergência de processos e etapas em apenas uma solução tecnológica. Em outras palavras: uma plataforma que reúna funcionalidades da atividade-fim e das atividade-meio (gestão fiscal, contábil, agendamento, prontuário médico e de suprimentos). Não há mais razão para os médicos ou os administradores de clínicas navegarem em diversos softwares de forma isolada. Prontuário eletrônico, agendamento e módulo financeiro, contabilidade não interligados, sem geração de valor já é tido como um modelo ultrapassado.

A avaliação é da educadora financeira Júlia Lázaro, sócia da Mitfokus, empresa especializada na área de saúde. Para ela, a implantação do “one stop shop” requer uma mudança de cultura na gestão dos serviços de saúde.  No entanto, o esforço vale a pena. A gestão integrada de diferentes serviços com uso de tecnologia traz eficiência, redução de custos, otimização de utilização do tempo, e vantagem competitiva em um mercado em constantes mudanças.

“O conceito de ‘ecossistema’ permite o monitoramento dos aspectos financeiros e o planejamento tributário do consultório, de acordo com as particularidades típicas das atividades médicas e de saúde. Isso representa ganho de tempo e evita o que chamamos de ‘ralos financeiros’, isto é, o desperdício de recursos – os gastos desnecessários”, adverte a administradora.

A experiência de Júlia Lázaro na Mitfokus corrobora a importância de os profissionais de medicina automatizarem, de maneira ecossistêmica, a gestão de seus consultórios. Um levantamento da empresa constata que, de cada dez profissionais, praticamente nove pagam mais tributos do que deveriam, justamente por não conseguirem identificar a ocorrência dos ditos “ralos financeiros”.

PASSOS

O primeiro passo para a informatização já está dado, com a recorrente implantação de softwares para atividade-fim. “A telemedicina, por exemplo, cresceu muito nos últimos meses, no período de pandemia que restringiu a ida a consultórios. É preciso integrar, então, as ferramentas de atendimento online com as soluções de gestão”, observa a executiva.

O que, num primeiro momento, requer investimentos, em médio e longo prazo representa “ganhos na gestão do dia a dia do profissional; na gestão do tempo, e na eficiência dos processos”, sublinha a especialista.

Júlia Lázaro cita, nesse sentido, a solução API, programa que viabiliza a interface dos softwares de consultórios com os fornecedores. “O médico não quer, e nem tem tempo, para lidar com fornecedores, por exemplo. Então, ele precisa de um ecossistema, integrado, com o conceito de ‘one stop shop’, para aumentar sua produtividade.”

A Mitfokus conta hoje com cerca de 1,2 mil clientes, entre profissionais, clínicas e hospitais, com mais de 40 especialidades médicas, em todo o Brasil. Com unidades no estado de São Paulo (em Campinas e na capital paulista), a empresa presta serviços em consultoria tributária, consultoria financeira, contabilidade, orientações em fusões e aquisições. Promove ainda palestras e cursos online na área.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.