faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Sucesso do Watson passa por colaboração de startups

Article-Sucesso do Watson passa por colaboração de startups

saude-digital-ibm-watson-app
A IBM viu aplicações em diferentes indústrias e, por isso, abriu a plataforma para que startups construíssem seus próprios aplicativos.

O computador da IBM, Watson, passou de grande celebridade no Jeopardy! para uma enorme oportunidade de negócio para a empresa e uma ótima alternativa para análise de big data. O head do projeto, Mike Rhodin, disse que a liberdade que o time do Watson tinha dentro da IBM foi um ponto chave para o projeto. “O que é importante sobre como incubamos o Watson, é que, no início, isolamos o time. Nós demos a liberdade de operação de uma startups; não havia muito marketing no começo“, disse Rhodin.

Eles reconheceram que a tecnologia tinha aplicações em diferentes indústrias e, por isso, abriram a plataforma para que startups construíssem seus próprios aplicativos. O lançamento comercial do produto aconteceu há pouco mais de um ano e, desde então, o grupo do Watson já contribuiu com parcerias para o desenvolvimento de 6000 aplicativos.

Sobre o papel da empresa como um ajudante de startups, Rhodin disse “É um modelo muito similar às startups do Vale do Silício. Você pode usar o Watson para construir seu aplicativo gratuitamente e, quando você o comercializa, nós recebemos uma porcentagem. Nós também criamos um fundo de $100 milhões para startups nesta área para que possamos contribuir para a causa e mover a tecnologia para a frente.”

O grupo IBM Watson foi lançado comercialmente com um investimento de $1 bilhão no começo do ano passado. Quando Rhodin foi chamado para assumir a equipe, o time de pesquisa contava com cerca de 100 pessoas e, hoje, eles têm mais de 2000 colaboradores pelo mundo.

Na área da saúde, já comentamos aqui algumas das aplicações do Watson. Ele pode responder perguntas complexas em linguagem natural de forma rápida e com acurácia. Além disso, ele pode gerar hipóteses com base em evidências aprendidas. Ele pode aprender de três maneiras: é ensinado por usuários, aprende por interações prévias e por apresentação de novas informações, como artigos científicos.

O Watson se tornou um grande potencial comercial para a IBM e promete aumentar suas capacidades ao longo dos anos. Com esta possibilidade de plataforma aberta, eles garantem que o sucesso será colaborativo, com ajuda de startups e outras instituições.

TAG: Inovação