faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Como ter uma comunicação eficiente com consumidores 60+ na web?

Article-Como ter uma comunicação eficiente com consumidores 60+ na web?

A web tem provocado uma revolução na forma como consumimos bens e serviços.

Diferente do que acontece no mundo real, no ambiente virtual quem mais ousa parece colher os melhores frutos. À frente de um market place com foco na venda de produtos para idosos, .os fundadores da startup Daruni Healthcare, o casal de empreendedores Edílson Osório Júnior e Miriam Tomie Oshiro, acertaram em cheio ao apostar na inovação para atrair os consumidores mais maduros.

O portal TerceiraIdade.com já contabilizou quase 1 milhão  de visualizações, mais de 3500 conteúdos postados e 65 mil vídeos assistidos no Youtube.

“O Google tem ferramentas que medem se o investimento em divulgação resultou em boas vendas. Nós já conseguimos mais que dobrar esse indicador. Os homens são 55% dos que fecham compras em nosso carrinho virtual”, conta o CEO Edílson Osório Júnior.

Perfil diferente

Lançado em julho do ano passado, o portal foi a oportunidade vislumbrada pelos empreendedores que, na época,  identificaram certo amadorismo nos sites dedicados ao e-commerce para pessoas idosas existentes no Brasil.

“Não se pode perder de vista que esse consumidor é o baby bommer. Seu perfil é completamente diferente dos jovens das gerações Y e Z. Essa cliente mais maduro quer ser “pego no colo”, ter atendimento personalizado do inicio ao fim da compra. No site ele exige tudo bem explicado, com fácil navegação. Por esse motivo apostamos em muitas inovações. Produzimos, por exemplo, vídeos aonde demonstramos o uso dos produtos que vendemos em situações reais. Esse recurso alavanca as vendas”, destaca o CEO Edílson.

Para se ter uma ideia do potencial de negócios com foco no segmento sênior, hoje vivem no Brasil mais de 26 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, dos quais 7% fazem compras pela Internet, o que representa 20% do volume do e-commerce no país.

“Em 2014, o total de gastos dos idosos brasileiros com produtos relacionados a saúde deve ultrapassar 1 bilhão. Em 2020 esse montante pode chegar a 5 bilhões”, afirma o CEO Edílson Osório Júnior.

Azul em vez do branco

A identificação visual do portal é diferente dos concorrentes, que usam habitualmente a cor branca, por estar associada à saúde.

“Optamos pelo azul por tornar mais agradável a visualização do portal. Outro ponto que nos diferenciamos é o suporte completo que oferecemos no atendimento telefônico. O consumidor mais maduro usa muito esse canal para tirar dúvidas e até mesmo concluir uma compra. Também produzimos conteúdo na forma de videoentrevistas, que postamos no Youtube. Os assuntos interessam aos idosos, mas  são informações úteis para seus cuidadores. Atendendo solicitações dos usuários, criamos ainda um chat para que possam compartilhar experiências com pessoas da mesma faixa etária e uma página para quem está à procura de um emprego ou presta serviços avulsos para idosos”, explica a cofundadora e CQO Miriam.

Números atraentes

Cientista da computação e especialista em segurança de informação nas redes, Edílson Osório Júnior, que já empreendeu em outros setores, afirma que não pretende sair do silver market. Pudera. Em escala global, o mercado sênior é estimado em mais de 400 bilhões de dólares.

“A melhor maneira de aproveitar as oportunidades é oferecer produtos sob medida para cada segmento. Por exemplo, o idoso que mora sozinho ou só atender às casas que os acolhem”, sugere o CEO.

Os compradores têm, em média, 55 anos. “Percebemos que no portal as pessoas maduras fazem sozinhas suas compras. No Facebook temos mantido um vinculo mais estreito com quem cuida dos idosos, especialmente as filhas. Já no Twitter são pessoas ainda mais jovens que nos seguem. Elas fazem um trabalho fundamental. São as que mais compartilham nossos conteúdos, campanhas e promoções. O fato é que, hoje, todas as mídias sociais são importantes para nosso market place”, comenta a cofundadora Miriam Tomie Oshiro.

Licenciamento da plataforma

O slogan  do portal, “qualidade de vida para quem cuida e usa”, tem conquistado não só um número crescente de consumidores idosos, mas empreendedores também reconhecem  valor nesse modelo de negócio que aposta na inovação.

“Temos sido sondados por empreendedores de outros paises, como o vizinho Uruguai. Quem nos procura está interessado em obter o licenciamento de nossa plataforma. Estamos amadurecendo essa possibilidade. O que nos interessa é profissionalizar e fortalecer o mercado sênior. Tudo o que for  nessa direção sempre terá nosso apoio“, conclui o CEO Edílson.