This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Como Manter Funcionários de Diferentes Gerações?

By 18 de julho de 2014 Infográficos, Mercado
Como manter funcionários (2)

Contratar bons empregados é uma tarefa difícil e cara. Assim que uma empresa consegue montar uma equipe bem estruturada e capacitada, é necessário que ela faça esforços para não perdê-los. Então, como manter funcionários e fazê-los satisfeitos com o ambiente de trabalho?

Ao contrario do que algumas companhias têm em mente, o dinheiro não é a única forma, nem a única solução de como manter funcionários. Uma pesquisa realizada pela empresa Bamboo HR, teve como objetivo realizar uma entrevista com 1000 funcionários de diferentes idades, afim de revelar o que faria com que eles deixassem seus trabalhos atuais.

Segundo a pesquisa, os cinco maiores motivos para que um empregado peça demissão são: falta de confiança vinda dos superiores, expectativas de expedientes prolongados, colegas difíceis, falta de flexibilidade do trabalho e o fato de existir um chefe que os culpa pelos erros.

Existe, de acordo com o estudo, diferenças grandes entre o que as gerações esperam de um trabalho. Portanto, há diferentes abordagens sobre como manter funcionários de diferentes idades. Os funcionários mais velhos, por exemplo, conhecidos como a ”geração baby boom”, têm entre 53 e 69 anos, e começam a ver o trabalho como uma forma de pagar as contas. Segundo a pesquisa, somente 8% dos empregados que possuem mais de 60 anos pediriam demissão por causa de um salário injusto. Os trabalhadores dessa geração não veem tanta necessidade de reconhecimento. A maioria deles sairá de suas empresas ao se aposentar.

A chamada ”geração X”, é formada por pessoas de 37 a 52 anos, mais experientes em seus segmentos de trabalho e mais confiantes em relação às suas atuações. Os funcionários desta geração gostam de trabalhar sozinhos, ao invés de fazer parte de uma equipe grande. Para ter ideia de como manter funcionários nesta faixa etária, voltaremos à pesquisa. Segundo o estudo, 80% das pessoas entre 30 e 44 anos pediriam demissão se sentissem que o chefe não confia neles. Portanto, os empregados dessa geração precisam ter reconhecimento e sentir que estão fazendo algo importante pela empresa. A partir dos 45 anos, os funcionários responderam que acham aceitável precisar trabalhar em fins de semana, feriados, férias e horas extras.

A ”geração Y”, enfim, tem menos de 36 anos e é a faixa etária que movimenta o mercado de trabalho atualmente. Esses funcionários buscam reconhecimento, trabalho significativo, flexível, prazeroso e compatível com seus projetos pessoais. Os mais jovens preferem trabalhar em equipes e esperam ser envolvidos em decisões que os afetem. Isso significa que, se a empresa busca como manter funcionários da ”geração Y”, a resposta pode estar no acesso direto deles à liderança da companhia. Segundo a pesquisa, nessa idade, 61% dos funcionários respondeu que acha extremamente irritante quando um gerente ”passa a bola” para eles. Essa também é a geração que mais se incomoda com salários baixos.

O estudo ainda revela as cinco maiores reclamações vinda dos funcionários de todas as faixas etárias: administradores que têm menos conhecimento do que os funcionários, falta de reconhecimento, ver colegas sendo promovidos mais rapidamente e poucos benefícios.

como-manter-funcionarios-gestao-saude

Camila Alves

About Camila Alves

Leave a Reply