This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Como garantir qualidade de informação online?

By 17 de janeiro de 2015 Mercado

O uso da Internet como fonte de pesquisa sobre dados de saúde pelo paciente é tão frequente como controverso. O hábito cada vez mais comum de se recorrer ao “Dr. Google” já mereceu a atenção do cardiologista Cidio Halperin, em sua coluna aqui no Empreender Saúde, pois se por um lado a vasta disponibilidade de informações estimula o empoderamento dos pacientes, por outro pode levar à tomada de decisões equivocadas, ou impedir que o encaminhamento adequado seja adotado, no tratamento de alguma condição anormal da saúde.

Por sua vez, comportamentos que favorecem ou desfavorecem a longevidade (como adotar ou não certos hábitos, consumir ou não certos alimentos, etc) costumam ganhar grande atenção da mídia, que é a responsável pela produção de boa parte das informações que são consumidas pelos pacientes, virtualmente ou não. A questão que fica, justamente, é: sendo inevitável que o grande público recorra à Internet para tirar dúvidas ou “se consultar”, como garantir o mínimo de qualidade?

Assim como Halperin se preocupou em fazer seu papel no mundo virtual oferecendo informação de qualidade à população em sua especialidade através do site Foradoponto.com, uma parceria entre o CEPE – Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento, órgão da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, a UFRJ, o CNPq e o Centro Internacional de Longevidade está mobilizando profissionais para a mesma finalidade, só que no campo do envelhecimento e da saúde do idoso. Desta forma foi criado o Instituto Virtual do Envelhecimento e Saúde do Idoso, ou IVESI.

Dividido em 3 áreas (Doenças mentais, Doenças Neurodegenerativas e Envelhecimento e Sociedade), o portal do IVESI oferece análises comentadas por especialistas de matérias como “Jogos de computador podem diminuir a depressão em idosos”, “Cientistas desenvolvem vacina contra Alzheimer” ou “Qualidade de vida de idosos brasileiros está abaixo da média global, mostra relatório”.

Segundo o psiquiatra Jerson Laks, membro da equipe responsável pelo IVESI, a ideia do portal

“é a de poder tornar as informações científicas veiculadas em artigos especializados acessível ao entendimento do público geral e também proporcionar um posicionamento crítico acerca das notícias científicas veiculadas na imprensa em geral”. A inspiração para sua criação surgiu a partir de uma experiência semelhante e bem sucedida: o Instituto Virtual de Doenças Neurodegenerativas (IVDN).

Embora Laks desconheça episódios em que efeitos negativos tenham sido gerados pela leitura de artigos disponíveis na Internet ou na imprensa em geral, ele afirma que é comum as pessoas tomarem decisões para sua saúde baseadas nessas fontes, que não poucas vezes oferecem informações equivocadas ou distorcidas. O IVESI é mais um recurso para fortalecer o apoio oferecido pelo Dr. Google.

Antônio Leitão

About Antônio Leitão

Leave a Reply