This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Como garantir a atenção integral à saúde dos colaboradores e melhorar o bem-estar e a produtividade

By 13 de agosto de 2019 Mercado

O ambiente corporativo moderno demanda que o atendimento de saúde vá além das atribuições exigidas pelas normas legais. Prova disso é o crescente debate sobre a visão holística da saúde do trabalhador, que leva à abordagem de temas como cuidados preventivos, Atenção Primária e integração de dados, todos envolvidos na participação da Unimed no Conarh 2019, evento que acontece de 13 a 15/08, em São Paulo (SP).

Maior sistema cooperativo de saúde do mundo, com 344 cooperativas presentes em 84% do território nacional, a Unimed lidera, no maior evento sobre gestão de pessoas do País, a causa da Atenção Integral à Saúde (AIS), que está à disposição de empresas e colaboradores como alternativa eficaz para o cuidado íntegro e uso inteligente dos recursos de saúde.

Em todo o Sistema Unimed, há 66 projetos de Atenção Integral à Saúde em andamento, atendendo a aproximadamente 300 mil pessoas. Uma das cooperativas que se destacam em projetos de AIS é a Central Nacional Unimed. Hoje, a operadora possui cinco clínicas nesse modelo, que atendem em São Paulo. A CNU possui programas de acompanhamento constante de beneficiários por telefone, online e presencialmente, como o Gestão de Saúde, com foco em orientar os pacientes crônicos quanto às condições de saúde e apoiar a adoção de hábitos mais saudáveis; o Especialista em Você, destinado aos idosos; Peso Certo, de combate à obesidade para beneficiários com Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou superior a 30; o Programa Cuidar, exclusivo ao cuidado dos beneficiários em tratamento oncológico; e, mais recentemente, o Programa Saúde Mental.

A AIS também é uma das bandeiras da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo – Unimed Fesp. Atualmente, 24 Unimeds da rede paulista contam com 30 unidades de Atenção Primária à Saúde e esse número vai crescer até o final do ano com novos três locais em implantação e outras quatro em fase de estudo de viabilidade.

Para garantir a qualidade nas unidades de AIS, foi criado o Qualificare, programa que faz a avaliação e diagnóstico dos serviços de atenção já implantados pelas Unimeds do estado de São Paulo e que aderiram ao projeto de avaliação, classificando em três níveis de acordo com o selo de qualidade desenvolvido pela Unimed Fesp.

Saúde Ocupacional

Dentro da abordagem completa da saúde, proposta pela Unimed, está a atenção específica com a saúde e segurança do trabalho. Nessa área, a Unimed do Brasil, representante institucional do Sistema Unimed, conta com o SOU – Saúde Ocupacional Unimed, serviço que visa atender a demanda das empresas interessadas em cumprir as legislações de Saúde e Segurança do Trabalho, diminuir o absenteísmo por meio da gestão da saúde e diminuir os riscos relacionados a acidentes e doenças no trabalho.

O SOU se destaca no mercado por oferecer atendimento nacional e por contar com embasamento de protocolos e procedimentos técnicos desenvolvidos pelo Sistema Unimed. Além disso, conta com várias opções de laboratórios e clínicas, com rede credenciada de alto nível e disponível em diversas regiões.

Plano Odontológico

A gestão completa da saúde do trabalhador também envolve os cuidados odontológicos. Os planos voltados a esse tipo de atendimento evoluem em ritmo intenso e têm se consolidado como uma das principais estratégias para retenção de talentos nas organizações. Segundo a sala de situação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), até maio eram 24,6 milhões de pessoas cobertas por planos odontológicos no país, o que representa um crescimento de 1,24% neste ano. Em doze meses, a variação foi de 6,54%.

A Unimed Odonto, operadora odontológica do Sistema Unimed, segue essa tendência de crescimento e registrou alta de 10,53% nos primeiros cinco meses deste ano, superando 440 mil clientes atendidos em todo o país. Em doze meses, a expansão da carteira foi de 28,35%.

Entre as estratégias que sustentam esses resultados, a operadora investe continuamente na qualificação da gestão e da assistência prestada. Além da inovação nos canais de relacionamento com beneficiários e dentistas parceiros, a Unimed Odonto disponibiliza 21 mil opções de atendimento, autorizações on-line de procedimentos, pesquisa de rede via SMS ou aplicativo, desconto em medicamentos nas principais redes de farmácias do país, e Clube de Vantagens com descontos em mais de 80 opções de produtos e serviços.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply