INSCREVA-SE para o HIS19 e atualize-se com mais de 70 horas de conteúdo! Inscreva-se

Como funciona o sistema de pay for performance do Obamacare

By 23 de setembro de 2015 Gestão, Mercado

Como parte dos esforços para aumentar a cobertura de saúde da população norte-americana, o governo Obama instituiu o Affordable Care Act, em 2010, que trouxe também mudanças nas métricas de remuneração do Medicare.

Agora, cinco anos depois, o plano se consolida e ajusta seus indicadores para melhorar a experiência individual dos pacientes no atendimento, melhorar a condição geral de saúde da população e reduzir custos.

Quer saber mais sobre os modelos de pagamento? Faça sua inscrição para Hospital Innovation Show

Três programas são a essência do pay for performance no Medicare:

1) Hospital Readmissions Reduction Program (Programa de Redução das Readmissões Hospitalares) – tem o objetivo de comparar as readmissões em menos de 30 dias entre os hospitais e reduzir os pagamentos dos de pior performance, considerando medidas específicas para infarto e pneumonia, por exemplo, e uma metodologia de ajuste do risco, de acordo com o perfil da instituição participante. A medida conseguiu reduzir o índice de readmissões em 10%.

2) Value-Based Purchasing (VBP) Program (Programa de Compra Baseada em Valor) – em que os hospitais para cuidados agudos são premiados por qualidade, não só remunerados pela quantidade de serviços prestados. O Medicare avalia se as instituições estão seguindo as melhores práticas clínicas e se estão melhorando a experiência dos pacientes nos procedimentos.

3) Hospital-Acquired Condition (HAC) Reduction Program (Programa de Redução de Condições Adquiridas no Hospital) – os hospitais são ranqueados por sua performance, calculada por três métricas: segurança do paciente, infecções urinárias associadas ao uso de cateter e infecção associada ao uso de cateter venoso central.

Os críticos da metodologia geralmente citam aspectos redundantes entre os três programas, a punição para os de pior desempenho no ranking, mesmo que a qualidade tenha melhorado significativamente de um ano para o outro, e a falta de um ajuste no programa de readmissões, que leve em conta a condição socioeconômica dos pacientes.

Pesquisadora apoiada pelo CommonWealth Fund, Jessica Greene defende que nem sempre a remuneração resolverá o problema de performance dos hospitais. “No estudo, observamos que 40% dos salários dos médicos em atendimento primário eram baseados em qualidade, mas mesmos assim, os indicadores gerais não eram muito melhores do que em outros sistemas de pagamento da região. Percebemos, sim, uma aproximação entre os padrões de qualidade dos de pior performance, que melhoraram seu atendimento, e os que já adotavam padrões mais altos.”

Jessica conclui afirmando que, para o sucesso de um programa de pay for performance, será preciso gerar demandas simples e específicas para os prestadores de serviços, que não tenham muitas etapas a serem cumpridas, e estudar diferentes modelos de incentivos, financeiros ou não.

Serviço – A Live Health Care Media convida você a participar desse debate no 3º Simpósio de Pagamento por Performance, que acontecerá dentro do Hospital Innovation Show, nos dias 28 e 29 de setembro.

O quê: 3º Simpósio de Pagamento por Performance

Onde: Hospital Innovation Show – Centro de Convenções Rebouças (Av. Rebouças, 600 – Pinheiros, São Paulo – SP – CEP 05402-000)

Quando: 29 de setembro de 2015

Inscreva-se

Cylene Souza

About Cylene Souza

Mãe da Eva, Cylene Souza é prática e acelerada por natureza e necessidade. Iniciou sua carreira de jornalista no Jornal da Tarde e atuou por oito anos na IT Mídia, primeiro como editora de saúde e, posteriormente, como editora de eventos, na liderança do conteúdo do IT Forum, Saúde Business Forum e IT Business Forum. Acumula conhecimento na produção de revistas, sites e eventos. Tem pós-graduação em Comunicação com o Mercado pela ESPM e em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário. É co-fundadora da Integrare - Marketing de Conteúdo 360º.

Leave a Reply