faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Como está a saúde bucal no mundo?

Article-Como está a saúde bucal no mundo?

saúde-bucal
Com o objetivo de aproveitar os textos publicados nesse site sobre os sistemas de saúde ao redor do mundo seguem dados sobre saúde bucal.

Com o objetivo de aproveitar os textos publicados nesse site sobre os sistemas de saúde ao redor do mundo seguem dados sobre  saúde bucal.

A Organização Mundial da Saúde possui um programa global de saúde bucal inserido no departamento de doenças crônicas e promoção de saúde, cujo objetivo foi reorientado para dar maior ênfase no desenvolvimento de políticas globais de promoção da saúde bucal e prevenção de doenças bucais.

As doenças bucais de maior prevalência continuam sendo a cárie dentária, doença periodontal e câncer de boca. Em muito países em desenvolvimento o acesso aos serviços de saúde bucal é limitado e dentes são geralmente não tratados ou extraídos devido a dor ou desconforto.

Infelizmente no mundo, a perda de dentes ainda é vista por muitas pessoas como uma consequencia natural do envelhecimento. Enquanto em alguns países industrializados existe uma tendência positiva de redução da perda  dentária em adultos no últimos anos, a proporção de adultos edentulos acima de 65 anos de idade ainda é alta. Nos EUA 26% dessa população já perdeu algum dente, na Finlândia 41 e no Reino Unido 46 . Segundo o  último levantamento epidemiológico de saúde bucal realizado no Brasil em 2010, nossos idosos já perderam em média 25 dentes.

No que se refere a serviços de saúde bucal, a transição desta coincide com a da saúde geral.  As grandes críticas são quanto a pouca capacidade  humana para attender a demanda, necessidade de melhora em pesquisa e recursos insuficientes nos serviços. Assim,  o objetivo das mudanças é reduzir as diferenças ao acesso aos servicos de saúde , promover cobertura universal e melhorar a eficiência do sistema de saúde.

O manual da OMS oferece em suas referências manuais de programas desenhados para orientar os esforcos das ações de promoção e prevenção em saúde bucal nos seus escritórios regionais nos países onde está. Tem também um pacote básico de cuidados orais e as ferramentas de implantação factíveis de alguns países. E para países em desenvolvimento, em particular, disponibiliza modelos de cuidados primários.

As recomendações descritas no manual incluem :

  • Formulação de políticas de prevenção de riscos, incluindo mais apoio à investigação científica, sistemas de vigilância melhoradas e melhor acesso à informação global.
  • Prioridade ao desenvolvimento de políticas eficazes, comprometidos para a prevenção de aumentar globalmente altos riscos à saúde, como o consumo de tabaco; dieta pouco saudável, água contaminada, falta de saneamento e higiene, e sexo inseguro em relação a HIV/AIDS.
  • Reforçar a colaboração internacional e intersetorial para melhorar a gestão e aumentar a consciência pública e entendimento de riscos para a saúde.
  • Assegurar um equilíbrio em ação entre o governo, comunidade e individual.

As principais ações estão focadas nos seguintes temas :

  • Fluoretos e saúde bucal
  • Dieta, nutrição e saúde oral
  • Tabaco e saúde oral
  • Saúde oral através de escolas promotoras de saúde
  • Saúde oral na adolescência
  • Melhora da saúde bucal entre os idosos
  • Saúde oral, saúde geral e qualidade de vida
  • Sistemas de saúde bucal

Vale a pena conferir a descrição de item a item no manual da OMS. Boa leitura !