This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Como as Empresas Usam Seus Portais Em Sua Estratégia Empresarial?

By 13 de agosto de 2014 Mercado
estrategia-empresarial

Já sabemos que as informações de saúde estão disseminadas na internet e muitas empresas utilizam o conteúdo fornecido para os pacientes como parte de sua estratégia empresarial. Podemos ver esse movimento em todas as áreas da economia, como saúde, educação e política, por exemplo. Na política, recentemente tenho visto ações de cidadãos sem participação oficial no governo produzindo conteúdo, como Isadora Faber, uma menina de 13 anos, dona da página Diário de Classe, que já chegou a sofrer ameaça de morte por causa de suas provocações em relação à educação em Santa Catarina.

Em saúde, vemos diversas iniciativas de pacientes, neste caso mais focadas em uma doença específica, como o EncontrAR, blog da Pryscila Torres, participante da Health 2.0 Latin America, sobre Artrite Reumatóide e o PaceMakerUsers.com, por Dra. Luciana Alves, psicóloga PhD e usuária de marcapasso.

Já as iniciativas mais robustas, de diversas áreas da saúde, são parte da estratégia empresarial de profissionais de saúde, de empresas, programas de televisão e periódicos tradicionais, que vêem na saúde uma chance de maior engajamento e de comunicação diário com as massas populacionais.

Minha Vida: O Grupo Minha Vida é líder no segmento e apresenta um portal de conteúdo de saúde, alimentação e bem estar com 13 milhões de visitantes únicos, modelo de negócios de publicidade e, em 2010, criaram um aplicativo, o Dieta e Saúde, focado em perda de peso e reeducação alimentar. Só em 2012, 72 milhões de brasileiros (8 de cada 10 internautas) visitaram o portal, mais de 18 milhões de pessoas recebem a newsletter, eles têm a maior biblioteca de saúde e bem estar do país, com mais de 10 mil matérias e, além disso, trazem conteúdo de bibliotecas internacionais, como A.D.A.M e Harvard Medical School. Acredito ser um dos sites para o mercado final de saúde com melhor experiência do usuário, por ser clean e associar as necessidades do público à estratégia empresarial e aos objetivos do grupo.

Captura de Tela 2014-08-10 às 11.38.50

Dráuzio Varella: O portal do médico oncologista formado na Universidade de São Paulo é um dos maiores exemplos de portais de divulgação de saúde de um único profissional. Ele é um dos profissionais de saúde mais lembrados pela população brasileira e exemplo de marketing de conteúdo para outros profissionais. Seu Facebook conta com mais de 1 milhão de fãs e, depois dele, vemos o mesmo esforço sendo feito por profissionais como Dra. Ana Escobar e Dr. Alfredo Halpern, por exemplo. O case é tão inspirador que até o governo federal já utilizou o Dr. Dráuzio Varella como garoto-propaganda de campanhas de saúde importantes, como a dengue. O site não possui publicidade, mas aumenta o valor do profissional, sendo uma grande estratégia de marketing pessoal para o Dr. Dráuzio Varella.

drauzio

Bem Estar: Este portal é recente e acompanha, como parte da estratégia empresarial da Globo, o programa de televisão diário de mesmo nome. Este portal é o responsável por disseminar nomes da saúde como os citados acima (Dra. Ana Escobar e Dr. Alfredo Halpern), além de ter convidados importantes de diversas áreas. Muitas vezes, ele é questionado pela classe médica e de outros profissionais de saúde, devido à extrema simplicidade com que as informações são passadas, muitas vezes chegando ao erro conceitual. O programa e o portal, no entanto, são de audiência grande e de boa avaliação dos telespectadores e leitores do portal. O modelo também é focado em publicidade e na alimentação e aumento de audiência do programa televisivo.

Captura de Tela 2014-08-11 às 17.19.18

Alguns portais são inseridos como sessão de outros maiores, como Uol, Terra, Abril. Como exemplo, usaremos o Uol.

Uol/Saúde: A página faz parte da estratégia empresarial da empresa de trazer mais audiência para o site, funciona por publicidade de marketplaces diretos ou indiretos e fornece informações de saúde, desde notícias de saúde pública até dicas de alimentação, saúde bucal e DST’s. A empresa conta, como outras, com colunistas profissionais médicos e, diferente do bem estar, não funciona para atrair audiência para um programa terceiro, mas para aumentar o tempo de navegação dentro do próprio portal da Uol, já que dúvidas de saúde e bem estar fazem parte do dia a dia.

Uol-portais-de-conteudo

Um dos hospitais líderes no país, o Albert Einstein, também é referência em conteúdo, como já citamos no artigo de Marketing 3.0. O perfil do hospital apresenta mais de 1.8 milhão de visitas com quase 300.000 fãs no Facebook e é parte da estratégia de marketing digital do hospital, com cases de experiência do usuário, relatos de especialistas, notícias do hospital e informações importantes sobre saúde, bem estar e alimentação.

Captura de Tela 2014-08-11 às 17.23.53

Nathalia Nunes

About Nathalia Nunes

Fonoaudióloga formada pela FMUSP, com MBA em Economia e Gestão em Saúde na UNIFESP e apaixonada por comunicação, negócios e tecnologia em saúde. Na Live, trabalho com Marketing, Pesquisa e Conteúdo, tanto na produção de materiais editoriais e de pesquisa, quanto na difusão de temas e ações relacionados a negócios em saúde.

Leave a Reply