This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Como as empresas podem retomar as atividades com segurança?

By 28 de julho de 2020 Mercado

Entenda quais testes de Covid-19 são indicados para cada caso e quais são mais eficazes

Alguns setores já estão podendo retomar às atividades, como é o caso de bares, restaurantes, e até o futebol, que envolve outras áreas para funcionar. Gradativamente, seguindo o plano do Governo Federal, as atividades econômicas vão voltando ao normal.

As medidas impostas pelo Governo e recomendadas pela OMS, vão de uso de máscaras, álcool em gel, distanciamento superior a um metro, além da testagem periódica dos funcionários. “É extremamente importante que as empresas possam testar seus funcionários antes de colocá-los para trabalhar juntos. Caso haja algum assintomático, por exemplo, além de poder infectar os demais, pode transmitir para outras pessoas no trajeto”, explica o médico e sócio-fundador da ISA Home Lab , David Pares.

No mercado, atualmente, existem diversos tipos de testes, como o PCR, Antígeno, IgG, IgM, entre outros. Mas pouco se fala sobre como e quando realizá-los , além da eficácia de cada um deles. “Para que as empresas voltem com segurança e confiança, é preciso tomar cuidado com o tipo de teste que irá aplicar no funcionário. Há muitos testes que não se pode confiar no resultado, como o de farmácia, por exemplo. Além daqueles que estão demorando muito para ficar prontos”, conta Pares.

Dentre os disponíveis no mercado, os quatros mais precisos e eficazes são o PCR, Antígeno, IgM e IgG. Entenda quando é necessário realizar cada um deles e como são feitos:

“O PCR é o teste mais preciso do mercado, com quase 100% de sensibilidade, e, normalmente, o mais indicado para as empresas testarem seus funcionários em massa e saber quem está infectado. O IgM IgG e IgG são, também, muito precisos, porém são direcionados às pessoas que querem saber se tiveram contato com o vírus, por que dosa os anticorpos desenvolvidos pelo corpo após o contágio. Já o método de Antígeno tem uma precisão menor, de 85% e não deve ser feito sozinho, pois sua eficácia é maior quando é correlacionado ao PCR”, alerta o médico.

 

Os preços e tempo para que o resultado saia, são variáveis, de acordo com cada laboratório. Na ISA Home Lab, laboratório 100% digital, com propósito de transformar a experiência de realizar exames de análises clínicas, os preços variam de R﹩ 120 a R﹩ 320.

“Há laboratórios no mercado que estão entregando resultados com mais de dez dias. Isso pode ser um dificultador para algumas empresas”, explica David. Na ISA, que surgiu exatamente com o propósito de facilitar os processos de realização de exames, testes e vacinas, o tempo para ter o resultado do PCR é de até dois dias úteis, enquanto os demais exames, em até 8h.

A ISA Home Lab leva os testes até as empresas, ou na casa dos funcionários. Basta entrar em contato com a marca, fechar um pacote de quantos testes e agendar o dia, que um coletor mais próximos irá até o local. Além do serviço para empresas, o consumidor final também pode solicitar a coleta, em qualquer região da Grande São Paulo, bastando que o paciente entre no site, escolha a opção de exame e efetue o pagamento – que pode ser em até seis vezes – e agende o melhor dia e horário.

“A retomada, não só das empresas, mas de todas as atividades da população, será, de fato, uma fase delicada. Mas podemos minimizar diversos impactos, fazendo o teste de alta precisão e tomando todas as precauções indicadas, tanto pelo Governo, quanto pelos médicos especialistas”, finaliza Pares.
Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.