This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Como Alcançar Sucesso Profissional Com Um Plano Estratégico Melhor?

By 11 de agosto de 2014 Mercado
sucesso-profissional-empreender-saude

Muitas vezes o sucesso profissional encontra-se distante ou inalcançável devido a um plano estratégico mal feito. Se você está começando um novo documento deste tipo ou revisitando um antigo, pode precisar de alguns conselhos que não estão em livros e que a experiência pode ensinar mais sobre eles do que a teoria.

Quando se tem sucesso profissional, muitas das suas suposições se provam corretas, mas, caso não ocorra, você precisa insistir nestas experiências. Em muitos casos, no plano estratégico, as hipóteses podem ser comprovadas por aumento de faturamento, um ROI mais elevado e outros resultados que demoram para serem vistos.

Com frequência, no entanto, essas suposições podem ser comprovadas por pesquisas secundárias, hipóteses baseadas e em outras tarefas menores. Para isso, é importante solicitar aos gestores da empresa para que especifiquem tarefas menores que possibilite que eles experimentem novas e mais rápidas maneiras de avaliar as suas suposições.

Parte do problema anterior vem de que, geralmente, os planos estratégicos vêm com frases vazias, como “Aumentar as capacidades operacionais dos nossos funcionários”, impossibilitando a medição adequada dos objetivos. Este tipo de meta mostra que o time não tem uma ideia do que os levará a ter sucesso profissional como equipe. Criar planos com metas palpáveis e quantificáveis é de extrema importância para o acompanhamento do plano.

Em planos estratégicos muito engessados, o diálogo entre a equipe pode ser pouco aproveitado e a sensação de “automatização” do processo pode gerar metas confortáveis e sem desafios. Para que isso não ocorra, é importante que algumas perguntas provocativas sejam feitas, como “Quais duas ou três coisas precisam ser feitas para atingirmos esta estratégia?”, “Se optarmos por fazer isso, o que temos que deixar de fazer?”, “Que habilidades precisamos desenvolver para realizarmos esta atividade?”.

Assim, o sucesso profissional de um plano estratégico pode ser considerado satisfatório e não apenas automático e confortável. O desafio do líder é fazer com que a atividade seja mais que uma burocracia corporativa e passe a ser um momento de crescimento para a empresa.

Nathalia Nunes

About Nathalia Nunes

Fonoaudióloga formada pela FMUSP, com MBA em Economia e Gestão em Saúde na UNIFESP e apaixonada por comunicação, negócios e tecnologia em saúde. Na Live, trabalho com Marketing, Pesquisa e Conteúdo, tanto na produção de materiais editoriais e de pesquisa, quanto na difusão de temas e ações relacionados a negócios em saúde.

Leave a Reply