This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Coalizão Mundial de Linfoma ganha membro do Brasil

By 8 de setembro de 2003 Mercado

Uma nova aliança, que irá fornecer um suporte global aos milhões de pacientes portadores de câncer no sistema linfático, foi lançada mundialmente hoje. A Coalizão Linfoma (Lymphoma Coalition) é a primeira rede de apoio internacional com o objetivo de aumentar a visibilidade do assunto e preencher as lacunas de divulgação sobre a doença e suas formas de tratamento entre pacientes, familiares e médicos. Atualmente, existem poucos grupos no mundo que oferecem suporte aos portadores deste tipo de câncer que mata cerca de 186 mil pessoas a cada ano. De acordo com um levantamento realizado em 2000, pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer ? Internacional Agency for Reasearch on Cancer (IARC) ? 350 mil novos casos são diagnosticados anualmente.
A Coalizão Linfoma é uma organização internacional, sem fins lucrativos, que irá trocar informações com grupos de pacientes membros de organizações líderes em linfoma localizados nas Américas, Canadá, Alemanha e Reino Unido. Grupos da Austrália, Espanha e Irlanda também estão em processo de adesão à iniciativa. O objetivo principal da aliança é construir parcerias entre grupos de pacientes com linfoma e compartilhar experiências e práticas de terapias, encorajando a formação de novos grupos pelo mundo, especialmente em países onde ainda não há organizações desta natureza.
No Brasil, o membro associado à Coalizão Linfoma é a ABRALE ? Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia – a maior existente na América Latina, situada no Estado de São Paulo. Fundada em 2002 por pacientes e familiares de todo o País, tem como missão tornar o tratamento de câncer no sistema linfático equivalente aos melhores do mundo. A ABRALE é uma associação não-governamental, que fornece informações, esclarecimentos e orientações sobre os tipos de leucemia e linfomas para os pacientes e familiares, além de apoio psicológico, emocional e jurídico.
?A missão da ABRALE é desenvolver e disseminar conhecimentos para que o tratamento ideal das doenças onco-hematológicas esteja disponível não somente em todas as cidades do Brasil, assim como em toda a América Latina, buscando homogeneidade de tratamentos, informação e apoio a pacientes, familiares, médicos e profissionais da saúde?, afirma a presidente da associação, Merula Steagall.
A causa exata do linfoma ainda é desconhecida e diagnósticos iniciais são dificultados a medida em que os sintomas da doença, tais como cansaço, febre e inchaço das glândulas, podem ser facilmente confundidos pelo indivíduo com os sintomas da gripe (fadiga e febre glandular). Alguns tipos de linfoma podem ser fatais num período de seis meses, caso não sejam constatados e tratados em tempo hábil.
O site www.lymphomacoalition.org será a principal ferramenta da organização para manter e fortalecer a real integração global do sistema. De fácil acesso, vai auxiliar e informar milhões de pessoas em todo o mundo.
O encontro anual da Coalizão Linfoma é organizado em dezembro, durante o congresso American Society of Hematology (ASH), nos EUA.
Serviço: ABRALE ? Associação Brasileira de Linfoma e LeucemiaAl. Rio Claro, 190 ? 1º andar ? Bela Vista ? São PauloTel: (11) 3266-4301 www.abrale.org.br

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply