This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Clínica de Juiz de Fora investe em equipamento não invasivo para mapeamento de retina

By 14 de fevereiro de 2005 Mercado

A Clínica de Olhos Dr.Antônio Gabriel, de Juiz de Fora (MG), adquiriu recentemente o Stratus OCT (Tomógrafo de Coerência Ótica), equipamento que permite mapear a retina – camada mais profunda do olho, sem tocar no paciente. A tecnologia empregada se assemelha à dos aparelhos ultra-sonografia, só que no lugar do som, utiliza a luz (projeção de raios infravermelhos), gerando imagens coloridas e gráficos da estrutura da retina. A clínica investiu US$ 70 mil. Com o Stratus OCT, da fabricante americana Carl Zeiss Ophtalmology, o médico oftalmologista pode examinar com mais acuidade a estrutura do olho do paciente e obter as informações necessárias para garantir uma cirurgia mais precisa. O exame é indolor e dura entre dez e trinta minutos, com a pupila do paciente dilatada. As principais indicações da tomografia de coerência óptica são as doenças da retina e o glaucoma.
Como o equipamento fornece medidas exatas da espessura da retina e de forma não invasiva, acredita-se que a tomografia de coerência óptica tenha importância crescente para a melhor avaliação desse tipo de doença ocular. Ao lado da degeneração macular, o glaucoma é uma das principais causas de cegueira no mundo.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply