This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Clin faz parceria com PickCells para plataforma de análises clínicas com IA

Solução inovadora traz mais precisão e agilidade nos resultados das análises clínicas, além de proporcionar redução nos custos e avanços na telemedicina

A Clin Plano Odonto Digital anuncia parceria com a Pickcells, startup de tecnologia para automação de exames de microscopia, para acelerar plataforma de análises clínicas com alta capacidade de processamento de dados por meio de inteligência artificial. A solução expande a atuação da Clin como health tech e inova o setor de saúde brasileiro ao criar uma solução capaz de auxiliar profissionais de unidades laboratoriais, hospitais e postos de saúde, com mais precisão e agilidade nos resultados, além de proporcionar redução nos custos.

O produto inovador integra um microscópio de análise de imagens a um sofisticado software de inteligência artificial, capaz de processar uma grande quantidade de exames a partir de amostras de material do paciente. A tecnologia avançada pode ser aplicada na leitura de exames clínicos de rotina – como hemogramas e parasitológicos -, assim como nos mais complexos a serem desenvolvidos no roadmap de produtos, como radiografias, tomografias e ressonâncias magnéticas.

Com a parceria, a Pickcells passa a fazer parte do hub de aceleração de startups de saúde da Clin, contando com a capilaridade da empresa para levar o produto mais rapidamente ao mercado. “Além de agilizar os procedimentos laboratoriais, a solução disruptiva amplia o leque de oferta de serviços clínicos que poderão ser realizados, inclusive, por meio da telemedicina”, conta Breno Neves, CEO da Clin Plano Odonto Digital.

A moderna plataforma de suporte a diagnóstico com inteligência artificial também reduz o custo da realização dos exames. “Há um valor social gigantesco ao permitir que o serviço de análises chegue até as regiões mais remotas do país, que muitas vezes não dispõem de médicos, passando a auxiliar profissionais, como os técnicos de enfermagem, a coletar e processar exames laboratoriais. O resultado pode ser encaminhado mais rapidamente a um médico que, mesmo a quilômetros de distância, poderá oferecer o tratamento mais adequado, aumentando ainda mais o alcance da telemedicina”, destaca Neves.

Para Rodrigo Paiva, CTO da Pickcells, o uso de inteligência artificial na análise das imagens microscópicas permite a leitura de seis lâminas de diferentes exames em apenas 30 minutos. “Outro benefício observado é a possibilidade de uma única amostra permitir a realização de vários exames simultâneos, oferecendo conforto aos pacientes que não precisam repetir coletas para diferentes análises”, explica Paiva.

Entre os primeiros clientes do novo produto, estão a rede Sabin Medicina Diagnóstica (Brasília) e o AC Labor (Goiânia).

A parceria estratégica com a Pickcells faz parte do plano de crescimento da Clin. Nascida como convênio odontológico, a empresa promoveu uma grande transformação digital na operação e vem ampliando sua atuação com a criação de novos serviços voltados ao setor de saúde. Com investimento contínuo em tecnologias inovadoras, a empresa montou um hub de aceleração de startups de saúde que – além da Pickcells -, compreende Devexo (fábrica de negócios digitais), Saly (startup de compras corporativas), e a Zapet (aplicativo de telemedicina para pets).
Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.