faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Chioro amplia Mais Médicos e minimiza desistências

Article-Chioro amplia Mais Médicos e minimiza desistências

Programa envia quase 2,9 mil médicos para municípios de baixo IDH. Desistências são ?insignificantes?, pondera ministro

O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (11) detalhes do terceiro ciclo do Programa Médicos, que adicionará mais 2.890 profissionais. Segundo a pasta, o número é suficiente para atender integralmente a demanda apresentada dos municípios cuja população é considerada em situação de extrema pobreza. São 1.473 cidades com IDH baixo e muito baixo.
O número total de cidades atendidas pelo Mais Médicos passará de 2.166 para 3.279 e a população diretamente beneficiada crescerá de 23 milhões para 33 milhões de brasileiros, segundo o Ministério. Serão mais de 9,5 mil profissionais realizando especialização em Atenção Básica enquanto atendem em unidades básicas de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).
A meta do Governo Federal é preencher 13 mil postos até o fim de março. Com o terceiro ciclo, 73,8% da demanda dos municípios que aderiram ao programa será atendida, segundo o ministério. O maior número dos médicos do terceiro ciclo será alocado no Nordeste e Norte (1.398). Outros 722 vão atuar no Sudeste, 537 no Sul e 276 no Centro-Oeste, além de 57 que vão para distritos indígenas.
Desistências
Apesar do tom de otimismo, a publicidade em torno do Mais Médicos nos últimos dias tem sido negativa, devido à desistência de alguns médicos cubanos. Foi publicada no Diário Oficial da União a notificação de 89 médicos que deixaram de frequentar as atividades do programa com o objetivo de oficializar o processo de desligamento dos 80 brasileiros e nove estrangeiros (quatro cubanos e cinco de outras nacionalidades).
Chioro chamou o número de desistências e ?insignificante em comparação com experiência similares.?
Também será publicada uma portaria detalhando as regras de contrapartida dos municípios e formalizando o processo de desligamento das prefeituras que não cumprirem responsabilidades como a oferta de moradia e alimentação no modelo previsto.
* com informações da Agência Saúde e da Agência Brasil
* atualizado às 12h01 de 12/02