This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Centro médico de Belo Horizonte anuncia formação de rede de serviços de saúde

By 1 de setembro de 2020 Destaques, Mercado

Hospital de Transição, Atenção Domiciliar e Clínica Integrada formam inicialmente a Rede Paulo de Tarso de Cuidados Continuados e Integrados

Em um momento em que a saúde está no centro de todas as atenções, o Hospital de Transição Paulo de Tarso anuncia a formação de uma rede, que inclui, além do hospital, Atenção Domiciliar e Clínica Integrada. “Durante a pandemia do coronavírus, vimos como os hospitais de transição, se melhores aproveitados, poderiam ter ajudado a desafogar a ocupação daqueles de emergência. Mas, mais do que isso, foi possível notar a importância dos serviços de cuidados continuados e integrados. A rede vem como uma resposta a isso”, afirma Carlos Costa, CEO da Rede Paulo de Tarso.

Carlos revela que a ideia de um serviço integrado já existia antes da chegada da Covid-19 ao Brasil, mas a conclusão dessa integração aconteceu no meio da pandemia. Foram 24 meses de estruturação e obras iniciais, que ainda se estenderão por mais 2 anos com um investimento aproximado de R$ 20 milhões, para se chegar ao resultado final, que promete não só ajudar o sistema de saúde, como facilitar o dia a dia dos pacientes, além de melhorar sua qualidade de vida.

De acordo com dados do IBGE, em 2060 um quarto da população do Brasil deverá ter mais de 65 anos. E a população idosa em Minas Gerais se tornará maioria em comparação aos jovens de até 14 anos já a partir de 2030. Esse envelhecimento demanda ações na área da saúde. “Uma população com expectativa de vida cada vez mais alta nos leva automaticamente a um novo perfil epidemiológico de doenças prevalentes e, consequentemente, a uma dependência maior do outro. A Rede Paulo de Tarso aparece como um elo que faltava ao sistema de saúde e representa uma evolução às políticas assistenciais para entregar maior autonomia e qualidade de vida às pessoas, sem que elas precisem recorrer a parentes ou unidades hospitalares tradicionais”, afirma.

Segundo ele, além do benefício de se minimizar riscos de infecção hospitalar e espera em um pronto-socorro geral que está voltado para pacientes mais graves, o paciente encontra nas Redes de Cuidados Continuados Integrados (RCCI) profissionais especializados no atendimento a esse perfil populacional. O objetivo é que a ideia não beneficie apenas Minas Gerais, mas também outros estados, que podem ser influenciados pelo modelo de saúde proposto pela Rede Paulo de Tarso e que é muito comum em outros países.

Na formação atual, que ainda receberá reforço, existe o Hospital de Transição, a Clínica Integrada e a Atenção Domiciliar. O primeiro é indicado a pessoas que estiveram (ou estão) internadas por um tempo e ainda precisam de cuidados médicos e equipe multiprofissional essenciais, mas sem demandar intervenções de alta complexidade ou terapia intensiva (fornecidas pelos hospitais gerais). Trata-se da melhor opção para pacientes com enfermidades crônicas ou degenerativas, pessoas que requerem tratamento especial e cuidados prolongados que visem a reabilitação, readaptação e reinserção social, garantindo maior autonomia, independência e qualidade de vida.

Na Clínica Integrada, é realizado atendimento ambulatorial nas especialidades de geriatria, clínica médica, nutrologia, fisiatria, neurologia e serviço de aplicação de Toxina Botulínica para ganhos funcionais e reabilitação motora. Ela ainda contará, em breve, com serviços nas áreas de Psiquiatria, Endocrinologia, Ortopedia, Urologia, Cardiologia, Odontologia, Estomaterapia e Endoscopia.

Já na Atenção Domiciliar, é oferecido um serviço que vai além de um cuidado ao paciente em sua casa. Ele está conectado às linhas de cuidado da Rede Paulo de Tarso e busca garantir uma transição segura para o domicílio com manutenção e continuidade dos cuidados integrados. Todo o plano e meta terapêutica são pensados com o objetivo de reduzir readmissões hospitalares. Diferentemente de modelos “fee for service”, tradicionais no mercado de saúde, a Rede Paulo de Tarso trabalha por programas e meta terapêutica de ciclos de 30, 60 e 90 dias, assim o número de visitas ao paciente não é limitado, gerando uma experiência diferenciada em serviços de Atenção Domiciliar.

“Estamos otimistas com as mudanças realizadas até aqui e garantimos que não vamos parar. O nosso objetivo é ainda expandir outras duas unidades distintas e com serviços fundamentais para complementação da Rede Paulo de Tarso, e oferecer um serviço de qualidade focado em melhorar a saúde e gerar valor para as pessoas. Cuidar continuamente do outro é mais do que uma obrigação para nós, é um propósito”, conclui o CEO.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.