This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Cenário da saúde Pós-Covid19

By 3 de julho de 2020 Mercado

Especialistas contam quais suas expectativas para o futuro depois da pandemia

Desde do surgimento do novo coronavírus, vivemos em um período de mudanças e incertezas. Muitas medidas foram tomadas para diminuir a proliferação do vírus: isolamento social; cuidados de higiene; e até o uso da telemedicina. Ainda é difícil dizer como serão os novos tempos depois que tudo isso passar, mas certamente será bem diferente, principalmente na área da saúde. Especialistas falam sobre suas perspectivas para este momento. Confira:

Dr. Sérgio Giro, farmacêutico, sócio e co-fundador da OfficiLab 

Para o Dr. Sérgio, as pessoas irão se preocupar mais com a imunidade e prevenção de doenças do que com a beleza. “Acredito que setores de imunidade, prevenção, ansiedade e depressão deverão ser as principais áreas da saúde pós pandemia. A beleza deixará de ser referência de saúde”, o farmacêutico ainda alerta “Possivelmente teremos aumento nos casos de ansiedade e depressão por ficarem em isolamento e ainda com medo de sair”.

Dra. Claudia Cavalcanti, farmacêutica e sócia da HealthLine e Dermatus

Segundo a farmacêutica, a telemedicina veio para ficar. “Os contatos com os médicos certamente serão cada vez mais, sempre que possível, por via digital”.

E ainda, sobre a saúde da população, para a Dra. Cavalcanti, tanto a física quanto a emocional, sem dúvida será altamente valorizada. “Haverá todo um cuidado com a higiene, com a segurança do que se come e o que se toma. Aumentará a atenção com a imunidade, focando no equilíbrio da alimentação junto às suplementações e atividades físicas. O emocional também deverá ser excepcionalmente cuidado, tendo em vista a convivência prolongada com o vírus e o isolamento social, aumentando a preocupação com ansiedade e depressão”, finaliza.

Dr. Caio Nunes, Médico e co-fundador da Sanar

De acordo com Dr. Caio Nunes grande parte do aprendizado médico e das equipes pode ser feita no ambiente online. Os ambientes de troca de informações virtuais cresceram e provaram que a experiência de aprender pode ser muito boa no ambiente digital, superando inclusive o ambiente presencial para alguns casos. É possível mensurar a aceitação de estudantes com base no aumento na procura das plataformas da Sanar. “Em alguns casos, os estudantes relatam gostar mais das aulas online do que presenciais. O formato que combina ensino digital com experiências práticas será cada vez mais comum”, aponta. Para ele, os profissionais que enxergarem esse processo como oportunidades tendem a ter sucesso nesse novo mundo que vem se desenhando, garantindo excelência no atendimento e, claro, no aprimoramento profissional.

Dra. Renata Zobaran, médica e diretora de saúde da TopMed 

Segundo Dra. Renata Zobaran a telemedicina caminhou a passos largos após a chegada do coronavírus no Brasil. Há mais de dez anos trabalhando no setor de telessaúde, a profissional aponta que o acesso a profissionais se tornará mais eficiente e democrático. “A tecnologia proporciona acesso facilitado e de qualidade, evitando necessidade de deslocamento do paciente em muitas situações o que traz, além de conforto e comodidade, mais segurança sob diversos aspectos para todos. Como no caso de pessoas que moram em áreas rurais ou até mesmo para quem tem dificuldade em se locomover, por exemplo”. Para a gastroenterologia, os profissionais da área também devem acompanhar esse avanço desenvolvendo habilidades que auxiliam no atendimento virtual. “Acredito que mais universidades passarão a capacitar seus alunos também para esse formato de atendimento. Afinal, ter profissionais cada vez mais atualizados sob diversos aspectos é importante para qualquer área, mesmo num setor tão tradicional quanto a medicina”, conclui.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.