This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Cardiologia, Ortopedia e Oftalmologia são especialidades procuradas pelos idosos

By 16 de maio de 2017 Mercado

Um levantamento da Orizon feito em uma base de 12 milhões de usuários de planos de saúde, constatou que o Câncer é o que mais leva os idosos brasileiros a procurarem uma consulta médica ou ambulatorial. Entre os homens acima de 60 anos beneficiários da rede privada de saúde, 15,41% procuraram o médico, em 2016, por causa do Tumor de Próstata. Entre as mulheres da mesma faixa etária, 14,83% dos registros foram por conta de Hipertensão, seguido de perto pelos Exames de Rastreamento de Neoplasias (tumores), com 14,31%. O Câncer de Mama foi a quinta causa mais prevalente entre elas (9,49%).

Quando avaliada a quantidade de consultas por especialidades, em 2016, os Cardiologistas foram os médicos mais acionados (15% dos eventos), seguidos por Ortopedistas (11%) e Oftalmologistas (9%). Já os atendimentos ambulatoriais – em emergências de hospitais – registraram uma maior incidência de atendimento por Clínicos Gerais (26% dos eventos), depois Cardiologistas (12%) e Ortopedistas (11%). “Curiosamente, a especialidade Geriatria, que cuida de idosos, não aparece entre as 10 mais acionadas. Foram 1% das consultas e 1% dos atendimentos ambulatoriais no mesmo período”, analisam os pesquisadores da Orizon, Bruno de Carvalho e Heloíza Brod.

Ainda segundo o estudo, o tempo médio de internação por evento, para pessoas acima de 60 anos, entre 2014 e 2016, foi de 8,77 dias. “No decorrer dos três últimos anos, houve pacientes que ficaram de 1 até 3 anos internados. Os CID J969 – Insuficiência respiratória e CID I67 – Doenças cerebrovasculares, são dois exemplos de CID’s que tiveram um tempo de internação muito acima da média”, finalizam os analistas da empresa.

 

 

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply