INSCREVA-SE para o HIS19 e atualize-se com mais de 70 horas de conteúdo! Inscreva-se

5 características do consumidor digital

By 22 de abril de 2014 Mercado

Para novos profissionais de marketing e empresas que quiserem trabalhar e vender para as novas gerações é extremamente necessário entender como as tecnologias permitiram a criação do Consumidor Digital.

O novo consumidor digital muda seu comportamento e molda-se de acordo com a sua grande necessidade de consumo de informação. Desenvolveu tantos hábitos tecnológicos que pode ser confundido com um bom entendedor de internet sem nunca ter estudado o assunto.

1 – Pesquisador

Tudo pode e será pesquisado, tão fácil como abrir a porta de casa, pesquisar uma informação ou um produto na internet é hoje a primeira coisa que o consumidor digital faz antes de tomar qualquer decisão. Seu principal aliado e conselheiro para tomar praticamente todas as decisões certas é o Google.

2 – Colaborador e co-criador

O consumidor digital sente uma necessidade de co-criar coletivamente novos produtos e serviços. Quer interagir e participar dos processos de criação coletiva, curadoria e disseminação de ideias. As marcas que conseguirem integrar essa participação ao desenvolvimento de produtos estará à frente de suas concorrentes e será bem tratada por seus fãs e seguidores nas mídias sociais.

3 – Disseminador e consumidor de conteúdo

O consumidor já desenvolveu um papel tão grande na produção de conteúdo que hoje ele é a Mídia: criando, disseminando e multiplicando tudo aquilo que acha necessário. Ele faz curadoria, reviews, posta e gera buzz, cria conteúdo, conta histórias, personaliza suas páginas e blogs e quer influenciar.

4 – Influenciador (Curador, Promotor ou Detrator)

Por sentir-se parte da criação da marca e com suas características participativas, eles são colaborativos e empreendedores. Se auto-organizam em ecossistemas criativos e colaborativos para trocar experiências, informações, propor soluções, projetar ideias, bens e serviços. Mais bem informado, ruidoso e crítico o consumidor é o evangelista da marca e fará dela sucesso ou fracasso dependendo de como for tratado.

5 -Hiperconectados & Multitelas

Ele domina e interage com as novas tecnologias com a facilidade de integrar os vários canais, recursos e ferramentas para pesquisar, conversar, se informar e comprar. O consumidor desenvolveu padrões de uso multitela que obriga as marcas a pensarem numa comunicação Omnichannel (comunicação das diversas interfaces trabalhando em conjunto: web, mobile, smart tv, etc..).

E como atender esses novos consumidores com o Marketing Digital?

Fazer marketing digital é mais que criar uma conta no Facebook. As tecnologias digitais de comunicação de hoje possibilitam uma troca que antes era impensável. Você pode conversar com seus clientes, entender suas necessidades e ter contato com novas ideias. E essa é a grande sacada do marketing digital, e você deve sempre ter isso em mente: converse com seu público.

Entenda que, nas internet, seus consumidores vão dividir suas atenções entre as marcas que seguem e seus amigos. Por isso, para conseguir se destacar nesse meio, é importante utilizar uma linguagem natural, sempre deixando claro que o conteúdo foi criado por pessoas e para pessoas. Não se trata de “enganar” o público, mas sim de fazer com que ele identifique-se com sua empresa, fazendo com que se sinta à vontade para interagir, como faria com um colega na rede.

Marco Cacuro

About Marco Cacuro

Leave a Reply