This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Butantan recebe vacinas contra a gripe

By 3 de março de 2004 Mercado

O Grupo Aventis Pasteur anuncia a chegada de novos lotes da vacina contra a gripe no Instituto Butantan, em São Paulo. As doses, produzidas na França, já estão atualizadas com a cepa análoga ao vírus Fujian – subtipo do vírus Influenza humano que causou um aumento acima do esperado dos casos de doenças respiratórias nos Estados Unidos na temporada de 2003-2004, provocando uma epidemia que vitimou milhares de pessoas. O grupo Aventis Pasteur está transferindo para o Instituto Butantan sua tecnologia para a produção brasileira de vacinas contra a gripe. Neste ano, o Butantan já produziu um lote e está responsável por parte do processo envolvendo formulação, controle de qualidade e envazamento de 17 milhões de doses que serão utilizadas pelo governo.
A gripe provocada pelo Fujian, que apresenta os mesmos sintomas da gripe convencional porém muito mais acentuados, pode ser fatal e atingiu os países do Hemisfério Norte dois meses antes do previsto. Já é considerada pela OPAS – Organização Panamericana da Saúde, a mais forte dos últimos anos: desde o final de setembro, a organização vem alertando ministros das Américas para desenvolver ações que limitem a disseminaçäo da doença, entre elas a vacinação dos grupos de risco. No Brasil, a previsão é de que o Fujian também chegue antecipadamente. Em março, os brasileiros já poderão ser vacinados com as doses atualizadas da vacina e o Governo Federal já prepara a campanha de vacinação gratuita para as pessoas com mais de 60 anos para o mês de abril.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply