INSCREVA-SE para o HIS19 e atualize-se com mais de 70 horas de conteúdo! Inscreva-se

Benefícios da telemedicina são destaques no encerramento do Japan-Brasil Medical Collaboration Project

By 14 de janeiro de 2019 Mercado

A cerimônia que marcou o encerramento do Japan-Brasil Medical Collaboration Project, conduzido pelo Synapse PACS (Sistema de Arquivo de Imagens), da Fujifilm, em parceria com radiologistas de três hospitais, o Hospital Universitário da USP (HU-USP) e Hospital Santa Cruz, ambos de São Paulo (SP), com o Hospital Amazônia, em Belém (PA), teve como destaque os benefícios da telemedicina em relação ao tempo de resposta do diagnóstico X tratamento do paciente.
Nos oito meses de realização do projeto, mais de 120 exames foram compartilhados entre os hospitais envolvidos para discussão ao vivo dos casos, o que gerou um aprendizado maior aos profissionais, além da detecção de diagnósticos com ainda mais precisão.
Entre os principais benefícios da solução, os três hospitais que utilizaram o Synapse PACS deram destaque à eficiência e agilidade no atendimento, a possibilidade de troca de experiência com profissionais de outras unidades hospitalares para discussão de casos específicos e a economia que o sistema gera aos hospitais, já que o sistema é totalmente digitalizado.
A Fujifilm tem investido constantemente no desenvolvimento de soluções para a área da saúde. Em visita especial ao Brasil para participar da cerimônia que encerrou Japan-Brasil Medical Collaboration Projet, Naoya Yamakawa, diretor executivo de Desenvolvimento e Sistemas Médicos, falou sobre o que motivou a Fujifilm participar desse projeto.
“Achamos que essa cultura de prevenção funcionaria bem para o Brasil, assim como no Japão. Os médicos dos hospitais que participaram do projeto nos visitaram e informaram que o que faltava para melhorar a qualidade do atendimento hospitalar no Brasil eram ferramentas de TI mais eficazes, o que nos deu a oportunidade de promover essa parceria. Com os esforços de todos os envolvidos, conseguimos chegar no 18º encontro e, hoje, podemos notar a mudança no fluxo de trabalho, o que foi muito gratificante. Com isso, acredito que atualmente os hospitais participantes contam com a infraestrutura necessária para a detecção de diferentes patologias”, destaca o executivo.
Já para Kentaro Shiota, diretor de Sistemas Médicos da Fujifilm Brasil, esse modelo de trabalho deve ter continuidade. “Para o futuro queremos continuar com essa parceria para podermos ter a telemedicina com a infraestrutura do Synapse PACS”, finaliza o executivo.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply