This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

B. Braun comemora 50 anos no Brasil

By 16 de outubro de 2017 Mercado

Cerca de 5 mil produtos e 120 mil artigos integram o portfólio da B. Braun que, em 2017, completa 50 anos no Brasil. Inovação, eficiência e sustentabilidade. Estes são os três pilares fundamentais para a cultura corporativa da empresa que, pautada na ética e no respeito aos profissionais de saúde, busca adquirir, preservar e compartilhar o conhecimento com o mercado hospitalar. Para isso, mantém iniciativas como a Aesculap Academia, instituição reconhecida mundialmente como fórum de liderança para o desenvolvimento profissional na medicina.

“A medicina é baseada numa relação de confiança, que por sua vez está diretamente ligada a segurança nos equipamentos e produtos utilizados – e segurança é o nosso grande diferencial. Por isso, procuramos, continuamente, desenvolver soluções novas e eficazes, que possam aprimorar a qualidade dos tratamentos e aumentar a segurança para os pacientes e os profissionais de saúde. Atuamos por meio do diálogo construtivo, para reconhecer oportunidades e oferecer soluções que possam melhorar a vida das pessoas”, declara Neide Kawabata, Diretora-Presidente, ao lembrar que a história de sucesso do Grupo B. Braun começou há mais de 175 anos.

De olho no crescimento constante, a B. Braun investiu cerca de R$ 400 milhões nas atividades no Brasil, nos últimos cinco anos. Nesse período, foi construído o mais moderno centro logístico de Saúde do Brasil, que conquistou a mais importante certificação internacional de construções verdes, nível ouro, pelo Green Building Council Brasil (GBC), inaugurou um novo escritório em São Paulo, com o objetivo de estar mais perto dos clientes, ampliou sua capilaridade no setor passando a oferecer soluções para os desafios encontrados dentro das unidades de saúde e lançou novos produtos.

“A saúde no Brasil, assim como no mundo, é um mercado que exige, cada vez mais, investimentos em inovação. O maior desafio  do setor é ter agilidade para atender as demandas do mercado. Nós já nos posicionamos assim, já construímos a nossa reputação a partir dessa premissa e da capacidade de entender as necessidades, proporcionando segurança e qualidade aos clientes e parceiros”

Kawabata, ressalta que o crescimento da empresa é baseado no desenvolvimento de soluções novas e eficazes, que possam aprimorar a qualidade dos tratamentos e aumentar a segurança para os pacientes e os profissionais de saúde. “Projetamos um crescimento de 8% em receita até 2020″. Para isso, ampliamos o nosso portfólio. Agregamos serviços para solucionar problemas que identificamos nos clientes e que temos condições de resolver”.

Com sede em São Gonçalo (RJ) e mais sete regionais distribuídas pelo Brasil, a empresa conta hoje com mais de 1400 colaboradores e atua nas áreas de terapias de infusão, substituição renal, hidratação, reposição volêmica, anestesia regional, nutrição enteral e parenteral, controle de infecção e incontinência e home care, além de uma gama de produtos voltados a todos os tipos de cirurgias, com linhas específicas para suturas, oncologia, ortopedia, urologia, cirurgias geral e vascular, entre outras especialidades.

Na década de 1980, a subsidiária brasileira iniciou a produção pioneira de equipamentos hospitalares, empregando engenheiros e técnicos brasileiros em projetos locais de desenvolvimento de máquinas de hemodiálise e bombas de infusão. Nos dias de hoje, com o modelo Infusomat® compact, a B. Braun é responsável pela liderança no mercado brasileiro de bombas de infusão, tendo alcançado, em 2012, a marca de 100 mil unidades produzidas. “Este produto é um símbolo do sucesso da B. Braun no Brasil e um top of mind entre os profissionais de saúde”, afirma Afonso Sousa, Diretor Executivo de Marketing & Vendas – HC.

Outro marco importante, no final da década de 1990, foi a instalação da nova fábrica para a produção de Soluções Parenterais de Grande Volume em sistema fechado, dando início a fabricação do recipiente Ecoflac® plus no Brasil, sendo a primeira indústria farmacêutica do País a utilizar este sistema, tornando-se referência para o desenvolvimento de produtos mais seguros em ambiente hospitalar.

Recentemente a empresa inaugurou um moderno centro logístico, no bairro de Guaxindiba, também em São Gonçalo (RJ). Com área total de 24.500m², o novo armazém faz parte do projeto de construção de um complexo industrial próprio, dividido em três fases. Trata-se de um dos maiores Centros Logísticos do País destinado a produtos farmacêuticos com certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), na categoria Ouro, certificação internacional reconhecida em 143 países como selo de sustentabilidade em projetos e obras.

Para a B. Braun, agir sustentavelmente significa promover boas práticas, assumindo genuinamente, o compromisso com as pessoas, o meio ambiente e a cultura em cada região em que opera seus negócios. Por isso, a cada ano os investimentos em projetos que envolvam responsabilidade social e ambiental recebem mais recursos. Para Neide, “somente através de iniciativas transformadoras nas comunidades e na sociedade, seremos capazes de construir um país mais justo para todos”.

Os próximos passos do Brasil estão alinhados com a estratégia global do Grupo, abrindo um caminho de desenvolvimento e de transformação de cultura organizacional. “Estamos intensificando a nossa atuação em São Paulo, com a inauguração de um novo escritório comercial, e modificando a nossa abordagem comercial para o modelo Cross Divisional, oferecendo soluções integradas e serviços de consultoria. Esta abordagem certamente fortalecerá o nosso modelo de negócios, com foco nas necessidades dos clientes”, conclui a Diretora-Presidente.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply