This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Aumento da demanda no SUS faz do investimento em logística hospitalar condição essencial

By 14 de agosto de 2019 Mercado

A crise econômica pela qual o país atravessa segue impactando a saúde e isso não é segredo. Nos quatro primeiros meses deste ano os hospitais da cidade de São Paulo, por exemplo,registraram aumento de 10% nas consultas ambulatoriais em relação ao mesmo período de 2018, segundo dados da Autarquia Hospitalar Municipal e ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

O aumento da demanda tem diversos fatores, sendo o mais importante a perda de acesso aos planos de saúde, gerada por desemprego ou cancelamento do benefício pelas empresas. De 2014 até agora, a cidade de São Paulo passou de 6,6 milhões para 5,7 milhões de beneficiários, queda acumulada de 13,5%, segundo dados da Abramge (Associação Brasileira de Planos de Saúde).

Ainda segundo a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), entre 2017 e 2018, a queda no número de pessoas com acesso aos planos privados na região, foi em torno de 480 mil pessoas.

O cenário imprime a necessidade de melhor infraestrutura, medicamentos e suprimentos para um volume maior de usuários dos serviços, em que a presença de uma logística hospitalar eficiente é condição essencial para otimizar processos e custos, garantindo mais saudabilidade e segurança para os organismos de gestão e pacientes.

Com ela, tem-se o controle das compras em prazos e validades assertivos, dos caminhos a partir da aquisição, transporte e armazenamento dos medicamentos e materiais médicos, com posterior serialização e unitarização, bem como a rastreabilidade de todos os passos antes mesmo da prescrição até a entrega ou administração ao paciente. Processos estes que evitam desvios, desperdício e facilitam possíveis eventos de recall.

São investimentos inteligentes, de excelente custo x benefício e prementes na escala de gestão e na soma para um atendimento que contemple as necessidades da população.

Sobre o autor

Domingos Fonseca, presidente da UniHealth Logística Hospitalar.

Mayuli Fonseca

About Mayuli Fonseca

Atual Diretora de Novos Negócios da UniHealth Logística Hospitalar, uma das principais empresas do setor de logística de produtos médicos e farmacêuticos da América Latina, Mayuli Fonseca é administradora de empresas (PUC/SP) e possui MBA em Dupla concentração em supply chain management e consultoria estratégica pela Ohio State University (OSU), Columbus, Ohio, EUA.

Leave a Reply