This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Athimos inicia 2020 com projetos de pesquisa no Canadá em 5G, reconhecimento de voz e novos clientes no Brasil

By 28 de janeiro de 2020 Mercado

A empresa com sede no Brasil e no Canadá fortalece atuação em projetos de pesquisa com parcerias firmadas com o Mars Discovery District e IBM Venture Lab

O ano de 2020 para a plataforma Athimos inicia com ampliação de projetos de pesquisa para inovar ainda mais o prontuário clínico eletrônico e trazer soluções para a área da saúde. A empresa, com sede no Brasil e no Canadá, ampliou o número de clientes no Brasil em 2019 e fortaleceu sua atuação em projetos de pesquisa com parcerias firmadas com o Mars Discovery District, o maior hub de inovação da América do norte, e a IBM Venture Lab, centro de pesquisa com sede em Toronto.

Junto ao Mars, o Athimos foi aprovado no programa NCQOR 5G testbed para participar de pesquisas para uso da infraestrutura digital em 5G (que estará disponível para o mercado em 2022) para desenvolver novas funcionalidades que exigem maior banda e velocidade para carregar imagens e projeções em 3D e hologramas. O programa é uma parceria entre o governo canadense, as províncias de Quebec e Ontário e 5 lideranças digitais globais – Ericsson, Ciena, Thales, IBM Canada, CGI e coordenadores de inovação das províncias Prompt, CEFRIO e Ontario Centres of Excellence (OCE). O Mars, com sede em Toronto, é reconhecido como um dos principais centros de inovação e pesquisa na área da saúde no Canadá.

Na IBM Venture Lab, o Athimos desenvolve projetos de inteligência artificial com apoio técnico da IBM junto ao Watson para diversas funcionalidades do prontuário clínico eletrônico. O foco das pesquisas é qualificar o atendimento para os pacientes, com mais agilidade, qualidade das informações e decisões.

“Com foco em inovação e tecnologia, a plataforma otimiza questões valiosas para a área da saúde: tempo, confiança, agilidade e comunicação entre a equipe clínica, para que todos estejam com mais foco no que realmente importa – a saúde e bem estar dos pacientes, além de contribuir para mais qualidade no ambiente de trabalho da equipe assistencial”, esclarece Diego Accioly Correa, CTO da empresa no Canadá.

No Brasil, o Athimos utiliza o armazenamento do prontuário em nuvem, em um ambiente de acordo com as características e necessidades do ambiente hospitalar, o que reduz em mais de 70% os custos de implantação, infraestrutura e custos recorrentes de manutenção. “Nossa tecnologia foi desenvolvida para a área clínica com o objetivo de se adaptar à realidade do ambiente dos profissionais de saúde, e não o contrário. Isso torna o ambiente extremamente seguro, de ágil acesso e a implantação muito mais rápida. Os treinamentos levam em torno de 15 minutos e toda a equipe do hospital utiliza a mesma plataforma, sem retrabalho, e com dados consolidados no mesmo ambiente digital e com a garantia de segurança dos dados. Levamos 2 a 3 meses para realizar a implantação completa do sistema”, destaca Accioly Correa. Em 2019, a empresa expandiu sua atuação para um novo hospital em SP – o Hospital Santa Rita – e clínicas multidisciplinares. A perspectiva para 2020 é ampliar o número hospitais atendidos no Brasil, visto que a plataforma alia inovação, segurança e otimização de custos. “No cenário em que vivemos no Brasil, os recursos para a área da saúde precisam ser muito bem investidos, e aliar soluções de vanguarda, segurança e redução de custo precisa ser uma prioridade para os gestores usarem recursos escassos para salvar mais vidas”, destaca o diretor de vendas da empresa, Emerson Martins.

A solução de Healthtech, criada pela brasileira WW8, referência em inovação e tecnologia para a saúde há 11 anos no Brasil, também conta com o apoio da LatAm Startups e da Seneca Helix, incubadora de empreendedorismo do Seneca College, que realiza um trabalho diferenciado de mentoria, coaching e apoio no processo de entrada no mercado.

A WW8, empresa gaúcha há 11 anos no mercado brasileiro, desenvolve sistemas voltados para a área da saúde, com o objetivo de facilitar a comunicação no ambiente hospitalar, nas clínicas, consultórios e na relação entre os médicos e pacientes. Unindo experiência, tecnologia e inovação, a equipe é formada por médicos especialistas e analistas de sistemas. Atualmente, além da sede no Brasil, também está instalada na Venture Lab, espaço no IBM Innovation Space, em Toronto, no Canadá.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.