faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Athimos inicia 2020 com projetos de pesquisa no Canadá em 5G, reconhecimento de voz e novos clientes no Brasil

Article-Athimos inicia 2020 com projetos de pesquisa no Canadá em 5G, reconhecimento de voz e novos clientes no Brasil

Emerson-Raquel-Diego-Athimos

A empresa com sede no Brasil e no Canadá fortalece atuação em projetos de pesquisa com parcerias firmadas com o Mars Discovery District e IBM Venture Lab

O ano de 2020 para a plataforma Athimos inicia com ampliação de projetos de pesquisa para inovar ainda mais o prontuário clínico eletrônico e trazer soluções para a área da saúde. A empresa, com sede no Brasil e no Canadá, ampliou o número de clientes no Brasil em 2019 e fortaleceu sua atuação em projetos de pesquisa com parcerias firmadas com o Mars Discovery District, o maior hub de inovação da América do norte, e a IBM Venture Lab, centro de pesquisa com sede em Toronto.

Junto ao Mars, o Athimos foi aprovado no programa NCQOR 5G testbed para participar de pesquisas para uso da infraestrutura digital em 5G (que estará disponível para o mercado em 2022) para desenvolver novas funcionalidades que exigem maior banda e velocidade para carregar imagens e projeções em 3D e hologramas. O programa é uma parceria entre o governo canadense, as províncias de Quebec e Ontário e 5 lideranças digitais globais – Ericsson, Ciena, Thales, IBM Canada, CGI e coordenadores de inovação das províncias Prompt, CEFRIO e Ontario Centres of Excellence (OCE). O Mars, com sede em Toronto, é reconhecido como um dos principais centros de inovação e pesquisa na área da saúde no Canadá.

Na IBM Venture Lab, o Athimos desenvolve projetos de inteligência artificial com apoio técnico da IBM junto ao Watson para diversas funcionalidades do prontuário clínico eletrônico. O foco das pesquisas é qualificar o atendimento para os pacientes, com mais agilidade, qualidade das informações e decisões.

“Com foco em inovação e tecnologia, a plataforma otimiza questões valiosas para a área da saúde: tempo, confiança, agilidade e comunicação entre a equipe clínica, para que todos estejam com mais foco no que realmente importa – a saúde e bem estar dos pacientes, além de contribuir para mais qualidade no ambiente de trabalho da equipe assistencial”, esclarece Diego Accioly Correa, CTO da empresa no Canadá.

No Brasil, o Athimos utiliza o armazenamento do prontuário em nuvem, em um ambiente de acordo com as características e necessidades do ambiente hospitalar, o que reduz em mais de 70% os custos de implantação, infraestrutura e custos recorrentes de manutenção. “Nossa tecnologia foi desenvolvida para a área clínica com o objetivo de se adaptar à realidade do ambiente dos profissionais de saúde, e não o contrário. Isso torna o ambiente extremamente seguro, de ágil acesso e a implantação muito mais rápida. Os treinamentos levam em torno de 15 minutos e toda a equipe do hospital utiliza a mesma plataforma, sem retrabalho, e com dados consolidados no mesmo ambiente digital e com a garantia de segurança dos dados. Levamos 2 a 3 meses para realizar a implantação completa do sistema”, destaca Accioly Correa. Em 2019, a empresa expandiu sua atuação para um novo hospital em SP - o Hospital Santa Rita - e clínicas multidisciplinares. A perspectiva para 2020 é ampliar o número hospitais atendidos no Brasil, visto que a plataforma alia inovação, segurança e otimização de custos. “No cenário em que vivemos no Brasil, os recursos para a área da saúde precisam ser muito bem investidos, e aliar soluções de vanguarda, segurança e redução de custo precisa ser uma prioridade para os gestores usarem recursos escassos para salvar mais vidas”, destaca o diretor de vendas da empresa, Emerson Martins.

A solução de Healthtech, criada pela brasileira WW8, referência em inovação e tecnologia para a saúde há 11 anos no Brasil, também conta com o apoio da LatAm Startups e da Seneca Helix, incubadora de empreendedorismo do Seneca College, que realiza um trabalho diferenciado de mentoria, coaching e apoio no processo de entrada no mercado.

A WW8, empresa gaúcha há 11 anos no mercado brasileiro, desenvolve sistemas voltados para a área da saúde, com o objetivo de facilitar a comunicação no ambiente hospitalar, nas clínicas, consultórios e na relação entre os médicos e pacientes. Unindo experiência, tecnologia e inovação, a equipe é formada por médicos especialistas e analistas de sistemas. Atualmente, além da sede no Brasil, também está instalada na Venture Lab, espaço no IBM Innovation Space, em Toronto, no Canadá.