faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Arquitetura Hospitalar: um conceito sempre em alta

Article-Arquitetura Hospitalar: um conceito sempre em alta

OPINIÃO: Christie Cornelio comenta sobre o conceito da arquitetura hospitalar

Melhorar as instalações físicas para que as pessoas sintam-se melhores. Esta é a idéia principal da arquitetura hospitalar. A tendência é fazer com que os espaços físicos contribuam para o bem estar dos pacientes e profissionais, afinal, hospital é, antes de tudo, um lugar para a promoção da saúde. A arquitetura hospitalar resulta em ambientes mais agradáveis e também mais eficientes, graças ao melhor aproveitamento do espaço e da racionalização para agilizar o trabalho dos funcionários.

Deixe o seu comentário sobre esta notícia

Tem mais informações sobre o tema? Então, clique

A qualidade do espaço físico de um hospital ou uma clínica tem uma influência real no processo de recuperação dos pacientes. No Brasil temos alguns excelentes exemplos, podemos citar o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, pioneiro no Brasil nesta questão. O hospital fez grandes esforços para humanizar o atendimento e a reforma física possibilitou a implantação de uma série de serviços, oferecidos dentro das dependências do hospital, como cafeterias, áreas para atividades culturais e lojas de conveniência. Não posso deixar de citar ainda os hospitais da Rede Sarah, que têm o arquiteto João Filgueiras Lima, o Lelé, como projetista. Trata-se de um marco de boa arquitetura no mundo todo.

Qualquer mudança, reforma ou construção na área de saúde necessariamente exige a participação de profissionais especializados em arquitetura e que saibam dialogar com a equipe de saúde que irá atuar no local. O projeto exige estudos profundos, para se atingir a perfeita combinação entre os conceitos de arquitetura, tecnologia, conforto e bem-estar, sempre de acordo com as leis e orientações dos órgãos de saúde.

Grandes capitais como Rio de Janeiro e São Paulo já avançam no que diz respeito à arquitetura hospitalar, mas o conceito também se firma entre cidades do interior. No meu caso, atualmente trabalho em projetos de construção de hospitais e clínicas nos municípios de Hortolândia e Paulínia, no interior do estado de São Paulo. Na cidade de Campinas, sou o responsável pela reforma e pelo desenvolvimento do plano diretor do Hospital Samaritano do município.

A participação de um arquiteto experiente no aprimoramento dos espaços de saúde resulta em projetos belos, sim, mas também úteis, funcionais e preparados para as novidades do futuro. A arquitetura hospitalar, definitivamente, é um conceito em alta e será ainda por muito tempo.

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicadas refletem unicamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da IT Mídia ou quaisquer outros envolvidos nesta publicação.

TAG: Hospital