faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Americas Serviços Médicos realiza a centésima tomografia à distância

Article-Americas Serviços Médicos realiza a centésima tomografia à distância

MRI system / full-body tomography / very high-field
Medicalexpo

Centralização favorece a precisão do exame e a acuidade do laudo

O Americas Serviços Médicos, grupo médico-hospitalar com 18 hospitais e clínicas no país, acaba de realizar a centésima tomografia à distância, através da Central de Diagnósticos UHG, localizada em São Paulo. A tecnologia robótica permite que biomédicos altamente especializados controlem o exame radiológico do início ao fim, visualizando as estruturas anatômicas, programando e se comunicando em tempo real com o paciente durante a aquisição das imagens, contribuindo para que o médico radiologista tenha segurança na confecção dos laudos. No hospital, o profissional da enfermagem continua realizando o preparo e acompanhamento do paciente, posicionando-o na máquina e administrando contraste, quando necessário.

“A operação remota de máquinas de tomografia já era uma ideia do grupo e foi antecipada com a chegada da Covid-19. Isso foi realizado pensando em um cenário de contingência, com funcionários potencialmente afastados. Outro benefício é a padronização dos protocolos de aquisição de imagem, todos seguindo os mesmos parâmetros, o que resulta em qualidade”, destaca Conrado Cavalcanti, coordenador de Medicina Diagnóstica e Terapêutica do UnitedHealth Group Brasil.

O modelo já está implementado em seis hospitais do grupo, dentre eles o Hospital Samaritano Paulista e Hospital Paulistano, em São Paulo, além do complexo Americas Medical City, no Rio de Janeiro.  Adriano Yamada, biomédico da Central de diagnósticos United Health Group, salienta a importância dos quesitos segurança e inovação: “o modelo está em prática desde os primeiros casos da pandemia no país, garantindo a continuidade da nossa operação hospitalar e melhor experiência dos nossos colaboradores”.

A ferramenta dispõe de um robô desenvolvido sob demanda e perfeitamente ajustado ao intercomunicador do próprio console do equipamento. Esta tecnologia permite a ativação das funções de comunicação com o paciente dentro da sala de exames, assim como o deslocamento da mesa e acionamento ou interrupção da emissão de radiação. Todos esses comandos funcionam tanto de forma remota quanto presencialmente, garantindo que o profissional tenha acesso ao ambiente de edição e formatação à distância, como se estivesse no próprio local.

Além disso, uma tela sensível ao toque para manuseio da equipe local também está disponível, caso necessário. O profissional que executa o procedimento tem acesso às imagens dos pacientes que são capturadas e transmitidas por meio de câmeras em tempo real. Este sistema abrange os setores de tomografia computadorizada, mas também é compatível com outras modalidades como a ressonância magnética. Todas as equipes envolvidas foram capacitadas para operar cada etapa desta tecnologia.