This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

“Alô Saúde Floripa”: telessaúde para além da COVID-19

By 14 de julho de 2020 Mercado

Modelo adotado por Florianópolis já atendeu mais de 40 mil pessoas e manteve 85% da população distante de serviços de urgência e emergência

A telessaúde vem se mostrando uma alternativa segura de atendimento à população. Em Florianópolis (SC), que desde 16 de março conta com os serviços da TopMed,  já foram realizados mais de 40 mil atendimentos não presenciais. O número se torna ainda mais importante em meio à pandemia da Covid-19, pois isso significa que o serviço “Alô Saúde Floripa” conseguiu atender uma grande número de pessoas sem que elas precisassem sair de suas casas, mantendo-as distantes dos serviços presenciais de saúde, onde o risco de contágio pelo coronavírus é grande. A tendência é que esse percentual aumente. Afinal, o serviço ainda é recente e a população ainda está se adaptando e conhecendo os benefícios do atendimento a distância.

Especializada no atendimento em saúde à distância com atuação no Brasil desde 2003, a TopMed vem sanando dúvidas da população de maneira segura e eficaz.

O trabalho desenvolvido em Florianópolis funciona 24h por dia, sete dias por semana e conta com ligações gratuitas e ilimitadas. A população pode entrar em contato via telefone, chat ou até mesmo videoconferência. Quem mora na capital e possui cartão do SUS pode realizar o atendimento pré-clínico por meio das plataformas disponíveis e até mesmo ter sua consulta médica presencial já agendada, ao final do atendimento.

Além disso, a equipe de profissionais da empresa catarinense, também é responsável por orientar sobre as necessidades de se procurar uma unidade física de pronto atendimento. Esclarecimentos sobre calendário vacinal, gestação e amamentação, por exemplo, também podem ser facilmente solucionados. Além de evitar aglomeração nestes ambientes e, diminuir o risco de contágio por outras doenças tão graves quanto a que motivou a busca por uma unidade física, também elimina-se o processo exaustivo de locomoção, proporcionando muito mais qualidade de vida. “Nossos profissionais de saúde são treinados continuamente para que possamos levar serviço de excelência a todos”, aponta Dra. Cristina Broilo, médica da TopMed.

O atendimento à distância, já realizado em outros países na Europa e EUA, tomou forma nos últimos meses no Brasil e especialistas já apontam o formato como uma das novidades que devem se manter pós pandemia. É importante esclarecer que não apenas médicos podem trabalhar neste formato, mas também outros profissionais como enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e educadores físicos. “A telessaúde é o futuro, pois fornece acessibilidade aliando tecnologia de ponta, qualidade, conforto e segurança no atendimento. Por isso, sabemos que a procura por esse tipo de serviço continuará crescendo”, explica Renata Zobaran, Diretora de Saúde da TopMed.

Para saber mais sobre o “Alô Saúde Floripa” acesse o site.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.