This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Air Liquide anuncia acordo para aquisição da Airgas

By 23 de novembro de 2015 Mercado

A Air Liquide (Euronext Paris: AI), líder mundial em gases, tecnologias e serviços para os setores da indústria e saúde; e a Airgas (NYSE: ARG), uma das fornecedoras líderes de gases industriais e produtos e serviços correlatos nos Estados Unidos, comunicam a concretização de um acordo de aquisição por parte da Air Liquide. Os acionistas da Airgas receberão US$ 143 por quota, em espécie, valendo para todas as ações da Airgas em circulação; isso representa um valor total de 13,4 bilhões de dólares (12,5 bilhões de euros na taxa cambial atual) em uma base totalmente diluída, incluindo a assunção das dívidas da Airgas.

A transação representa um prêmio de +50,6% do preço mensal médio das ações da Airgas, antes do anúncio da negociação; e de +20,3% do preço alto da ação, em 52 semanas. Nesta negociação, a Airgas passará a ser uma subsidiária de propriedade da Air Liquide.

Benoît Potier, Presidente e CEO da Air Liquide, comentou “esta combinação oferece benefícios significativos para todos os acionistas, uma vez que ambos os negócios se complementam. Também antecipa a visão que a Air Liquide tem de liderar a indústria e fornecer desempenho de longo prazo, sempre atuando com responsabilidade. Esta aquisição amplia o nosso alcance geográfico dentro do mercado dos Estados Unidos e ainda oferece oportunidades ininterruptas de crescimento. A Airgas é líder da indústria de gases para embalagem nos Estados Unidos, uma empresa centrada no cliente, e nós confiamos na nossa capacidade de combinar as nossas atividades com sucesso. A Airgas é uma parceira única e, juntos, continuaremos a seguir em frente com a nossa estratégia de longo prazo, com base no crescimento lucrativo e na inovação”.

“Temos muito respeito pela Airgas, por sua organização, funcionários e acionistas, bem como por tudo aquilo que alcançaram em mais de 30 anos de atividade. Estamos na expectativa para trabalhar com as suas equipes, à medida que progredirmos nesta transação e combinarmos ambos os negócios”, concluiu Potier.

Peter McCausland, Presidente Executivo da Airgas, também comentou “esta transação é compensadora para os nossos acionistas e resulta da execução persistente de nossa estratégia de negócios por mais de três décadas. A perspectiva da Air Liquide a longo prazo e o forte legado nos Estados Unidos são a combinação perfeita para nossos clientes e funcionários, que serão beneficiados com a presença global da Air Liquide e sua força em tecnologia, inovação e eficiência operacional. Ao mesmo tempo, a Airgas está pronta para trazer a sua cultura empreendedora e a excelência em gases para embalagem, o que vem impulsionado o nosso sucesso até hoje. Estamos animados com as perspectivas da integração destas duas sociedades para criar a maior empresa de gás industrial no mundo. Trabalharemos em estreita colaboração com a Air Liquide, visando concluir a transação e avançar rumo a uma transição tranquila. ”

Bases da Estratégia
A fusão da Air Liquide com a Airgas unirá dois negócios que se complementam e oferecerá mais valor, serviços e inovações para os clientes na América do Norte e no mundo todo. Nos Estados Unidos, a liderança da Airgas no segmento de gases para embalagem e produtos e serviços correlatos, somada à forte presença da Air Liquide nas atividades complementares, aumentará a abrangência e a competitividade da oferta de produtos da empresa combinada.

Esta aquisição amplia a presença da Air Liquide no mercado Norte-Americano, o maior do mundo no ramo de gases industriais, e deve direcionar a Air Liquide para um crescimento futuro. Além disso, há potencial para mais crescimento mediante o legado da Airgas para acelerar o desenvolvimento das tecnologias da Air Liquide.

A combinação baseia-se na longa trajetória das atividades bem sucedidas da Air Liquide nos Estados Unidos e será beneficiada pela presença nacional da Airgas e de seus mais de 1 milhão de clientes naquele país, bem como pela sua plataforma de liderança voltada para o cliente e capacidade de desempenho no e-commerce e nas televendas. A empresa combinada será capaz de atender melhor os clientes através de múltiplas redes de distribuição nos Estados Unidos,com a oferta de produtos mais competitivos graças ao modelo de upstream-downstream integrado.

A aquisição irá reforçar o posicionamento de liderança global da Air Liquide, aumentando as vendas de Gases e Serviços em cerca de 30%. Concluída a aquisição, a empresa combinada será líder do mercado Norte-americano, complementando o número de primeiras posições na Europa, África, Oriente Médio e Ásia-Pacífico. Será, também, a primeira nos setores de Comércio Industrial, Grandes Indústrias e Eletrônicos.

A empresa combinada continuará a implantar uma estratégia de inovação que combina expertise científica, tecnologia líder da indústria e visão do cliente para introduzir novos produtos e serviços no mercado. Além disso, irá melhorar as ofertas existentes e abrirá novos mercados, aproveitando, principalmente, as tecnologias digitais. Esta combinação vai criar novas oportunidades para os funcionários, que serão parte de uma organização global de liderança que está voltada para o crescimento.

Benefícios Financeiros
A aquisição da Airgas pela Air Liquide tem um valor significativo para os acionistas de ambas as empresas. Após a conclusão, os acionistas da Airgas receberão imediatamente um valor substancial em espécie pelas suas quotas.

A Diretoria da Air Liquide tem um histórico comprovado relativo à execução e integração de aquisições. Espera-se que este negócio cresça gradualmente a partir do primeiro ano. A Air Liquide planeja investir mais de US$300 milhões com sinergias de custo antes da tributação, eficiência e volume; a maior parte dentro de dois ou três anos. O objetivo da empresa é manter a sua classificação de crédito ‘A-/A’ da S&P. Air Liquide comprometeu um empréstimo-ponte para a transação e pretende refinanciá-lo através de um aumento de capital na ordem de 3 a 4 bilhões de euros, além de uma combinação de títulos a longo prazo em dólar e euro.

Prazo e Condições
A transação está sujeita à aprovação dos acionistas da Airgas, recebimento de outras aprovações antitruste necessárias, aprovações regulatórias e demais termos e condições usuais. Ambas as partes esperam que esses trâmites sejam concluídos rapidamente.

Aprovações do Conselho e Processo
A transação foi aprovada por unanimidade pelas Diretorias da Airgas e da Air Liquide, incluindo o Presidente Executivo da Airgas, Peter McCausland, importante acionista. Uma comissão da Air Liquide foi formada com essa finalidade, para tomar parte do processo que resultou no acordo entre as empresas.

O Barclays Bank Plc e o BNP Paribas atuam no processo como consultores financeiros da Air Liquide e são os provedores do empréstimo-ponte. O Cleary Gottlieb Steen & Hamilton LLP e o Bredin Prat atuam como consultores jurídicos da Air Liquide.

O Goldman Sachs e o Bank of America Merrill Lynch atuam como consultores financeiros da Airgas e a Wachtell, Lipton, Rosen & Katz atua como consultor jurídico para a Airgas.

 

Sobre a Air Liquide
Líder mundial em gases, tecnologias e serviços para a Indústria e Saúde, a Air Liquide está presente em 80 países, com aproximadamente 50.000 empregados, atendendo a mais de 2 milhões de clientes e pacientes. Oxigênio, Nitrogênio e Hidrogênio estão no centro de suas atividades desde a fundação da empresa, em 1902. A ambição da Air Liquide é ser líder em seu segmento, com desempenho duradouro e atuação responsável.
As ideias da Air Liquide criam valor ao longo do tempo. No seu núcleo de desenvolvimento habitam o comprometimento e a inventividade de seus talentos. A Air Liquide antecipa os desafios de seus mercados, investe local e globalmente, com soluções de alta qualidade, para seus clientes, pacientes e a comunidade científica.
A empresa se baseia na competitividade de suas operações, nos investimentos direcionados aos mercados em desenvolvimento e nas suas inovações para gerar um crescimento rentável no longo prazo.
As receitas da Air Liquide somaram 15,4 bilhões de euros em 2014, sendo suas soluções de proteção à vida e ao meio ambiente mais de 40% das vendas. A Air Liquide está listada na bolsa de valores Euronext de Paris (seção A), é membro dos índices CAC 40 e Dow Jones Euro Stoxx 50.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply