This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Acordo para aceleração de operações logísticas hospitalares, farmacêuticas e alimentícias

By 15 de julho de 2020 Mercado

Setores têm aumento no volume de produtos transportados durante a pandemia da Covid-19 e são os primeiros a serem beneficiados pela parceria

A TrackerThings, especializada em monitoramento e rastreamento de produtos e ativos, firmou acordo com a Magic Software em projetos de integração de sistemas logísticos com a finalidade de acelerar a comunicação entre vários sistemas e fontes de informações sobre o rastreio de produtos e cargas. Com a pandemia da Covid-19, os setores hospitalar, farmacêutico e alimentício estão entre os que mais registraram aumento da produção e de circulação de produtos, impactando toda a cadeia de suprimentos, e serão os primeiros a serem beneficiados com a parceria.

A demanda por integração de sistemas na áreas de logística cresce nos últimos anos impulsionada pelo aumento do volume de dados sobre as operações e à aceleração da automação industrial, que avança para a Indústria 4.0 e Internet das Coisas (IoT). As aplicações geram grande quantidade de dados, o que leva as empresas a buscarem ambientes homogêneos de gestão de dados integrados. Com o rastreamento baseado em produtos e cargas, este volume de dados também tem aumentado, o que levou a TrackerThings a investir fortemente na oferta de sistemas especialistas para o setor.

Verinaldo Dantas, CEO da empresa, comenta que, como a TrackerThings possui forte atuação nestes setores, o acordo com a Magic Software, fornecedora da plataforma de integração, Magic xpi, possibilitará entregar a estas empresas as tecnologias necessárias e integradas aos seus legados, incluindo ativos relacionados à Internet das Coisas, o que permitirá acelerar os processos logísticos. “A plataforma oferece os conectores prontos para uso e grande expertise no setor de logística, o que nos motivou para este acordo”, segundo explica o executivo.

A logística sempre esteve relacionada ao rastreio de veículos, uma situação que está mudando graças à adoção de sensores IoT que estão sendo utilizados no rastreio de produtos. “É uma mudança de paradigma necessária porque, quando acontece um embarque equivocado, o veículo cumpre a sua rota, mas pode entregar uma encomenda diferente daquela foi contratada. Os erros também podem estar ligados ao desvio ilícito de cargas durante o trajeto. As nossas tags baseadas em produtos elimina este gargalo e aumenta a eficiência do setor”, comenta.

Rodney Repullo, CEO da Magic Software Brasil, comenta que a logística no Brasil tem acompanhando o avanço da Indústria 4.0 e os processos de monitoramento de mercadorias acompanham esta evolução. “Ao focar no rastreio dos produtos e cargas – e não apenas dos veículos -, a TrackerThings contribuiu para ‘evangelizar” o mercado, apresentando para as empresas que esta alternativa é mais segura e precisa que o método anterior, proporcionando maior qualidade das informações sobre as suas operações logísticas. O Magic xpi contribuir para isso”, afirma.

Com os sensores da TrackerThings, os clientes que podem acompanhar online em tempo real a localização e o status de sua carga através da coleta de sensores IoT utilizados, oferecendo informações precisas sobre geolocalização, temperatura, impacto e velocidade que seus ativos ou produtos são submetidos durante o transporte, sem interferência humana ou de qualquer outro incidente não relacionado à carga.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.