Segundo o relatório Future of Healthcare Report, a tendência é que tecnologias que ganharam destaque durante a pandemia, como a telemedicina, continuem impactando o setor da saúde em 2022.
Confira seis tendências tecnológicas que vão impactar o setor neste ano.
Estratégia omnichannel
Muitas pessoas têm notado que os serviços remotos e rastreadores de atividade física e sono tem contribuído de maneira eficiente e positiva na relação pessoal de autocuidado. Para as empresas de tecnologia, essa estratégia é muito positiva pois garante a confiabilidade do paciente e contribui para um bem-estar melhor.
Telemedicina
Por conta das medidas de restrições impostas pela pandemia, a telemedicina ganhou muito destaque e com certeza é uma tecnologia que veio para ficar. Segundo uma pesquisa realizada pela PwC Consultoria, mais de 80% dos entrevistados realizaram atendimentos virtuais por vídeo durante o período de isolamento e fariam isso novamente.
Apesar disso, é muito importante que as instituições hospitalares protejam os dados de sua empresa e também de seus pacientes. É nesse momento que entra o papel das empresas e healthtechs especializadas em saúde digital.
IA e Machine Learning
Diversos estudos mostraram que a inteligência artificial produz resultados melhores e auxilia no aumento da produtividade dos serviços de saúde.
A partir de modelos preditivos, a tecnologia consegue realizar análises do estilo de vida, idade, sintomas daquele paciente, auxiliando na tomada de decisão dos médicos e no diagnóstico mais concreto. Além disso, gera redução de custos.
Outro ponto muito interessante é que com a chegada da tecnologia 5G no Brasil, os processamentos e análises de dados médicos será mais rápida.
Wearables
A pandemia aumentou o uso da tecnologia wearable e os dispositivos têm auxiliado de maneira direta na prevenção e controle de doenças crônicas. As equipes médicas podem acompanhar os pacientes remotamente e permitem o acompanhamento remoto de pacientes por equipes médicas.
Realidade virtual
A tecnologia de realidade virtual permite ao médico analisar resultados, realizar terapias e planejar operações a partir de simulações. Além disso, tarefas hospitalares podem ser melhoradas, tanto no local quanto eletronicamente. A realidade virtual também contribui para a formação médica acadêmica, permitindo aos alunos simulações e treinamentos de cirurgias como se fossem reais.
Realidade Aumentada
Sistemas de telemedicina podem ser melhorados com o uso da Realidade Aumentada (AR). A tecnologia é capaz de fazer a combinação com os serviços e ferramentas já oferecidos de forma online.
Outro ponto interessante é que essa tecnologia consegue, por meio da previsão do itinerário, auxiliar no transporte do paciente. Além disso, a Realidade Aumentada é capaz de criar imagens em tamanho real auxiliando na luta contra doenças.