O Instituto Ética Saúde (IES) e o Grupo de Pesquisa Contratações Públicas, vinculado à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e certificado pelo Diretório Nacional de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), firmaram um acordo de cooperação com o objetivo de fomentar a ética, a transparência e o combate à corrupção no setor da saúde. A parceria prevê a realização de pesquisas, palestras, seminários, cursos, publicações e outras iniciativas voltadas para a integridade nas contratações públicas e privadas.
Segundo Candida Bollis, presidente do Conselho de Administração do Instituto Ética Saúde, a iniciativa inclui o desenvolvimento de estudos conjuntos, um projeto de certificação profissional e ações de cooperação técnica. “Nosso objetivo é propor e desenvolver pesquisas, implementar certificações e ampliar a cooperação em áreas de interesse comum”, afirma.
Fortalecimento da governança e da autorregulação
O diretor executivo do IES, Filipe Venturini Signorelli, destaca a relevância do Grupo de Pesquisa Contratações Públicas na análise do papel dos atores privados nas contratações públicas e na busca por mecanismos que promovam a autorregulação e o combate à corrupção.
Para Sílvio Luís Ferreira da Rocha, líder do Grupo de Pesquisa, a parceria representa um avanço na construção de um ambiente mais transparente e ético na gestão da saúde. “O acordo permite a realização de estudos e ações que fortalecem a cultura da legalidade e a governança no setor, contribuindo para um ambiente regulatório mais transparente e confiável”, ressalta.
Tags