O Grupo Fleury inaugurou um novo espaço dedicado à pesquisa clínica na Unidade Morumbi, em São Paulo. Batizado de Fleury Centro de Pesquisas Clínicas, o local será destinado à condução de estudos em áreas estratégicas como vacinas, cardiologia, neurologia, endocrinologia e doenças imunomediadas.

A iniciativa está alinhada à movimentação do setor de saúde em busca de tratamentos mais eficazes e personalizados. Com uma estrutura voltada exclusivamente para a realização de ensaios clínicos, o centro funcionará em parceria com empresas farmacêuticas e organizações de pesquisa contratadas (CROs), que operam como intermediárias na seleção de locais e protocolos, conforme exigências regulatórias nacionais e internacionais.

Segundo o Dr. Edgar Gil Rizzatti, presidente das Unidades de Negócios de Novos Elos e Inovação do Grupo Fleury, a proposta é ampliar a atuação da empresa no ecossistema de pesquisa e contribuir para o desenvolvimento de medicamentos, vacinas e tecnologias. “Temos no Brasil uma diversidade genética que pode ser um diferencial relevante em estudos clínicos”, afirma.

Pesquisa clínica: impacto direto na saúde e na economia

O novo centro surge em um momento de expansão do setor. O Brasil ocupa a liderança em pesquisas clínicas na América Latina e é o sétimo país no ranking global. O mercado internacional de ensaios clínicos, por sua vez, deve movimentar mais de US$ 67 bilhões até 2029.

A diretora de Negócios e Novos Elos do Grupo Fleury, Dra. Aline Amorim, destaca que, além de promover avanços médicos, a pesquisa clínica também impulsiona a economia, gerando empregos qualificados e fortalecendo a inserção científica do país. “É uma área que permite desde melhorias incrementais em terapias já existentes até o desenvolvimento de soluções disruptivas”, diz.

Estrutura e diferenciais do centro

O novo espaço contará com apoio do laboratório Fleury Medicina e Saúde, credenciado pela CAP ISO 15189 — certificação internacional voltada à qualidade em serviços laboratoriais. A expectativa é que essa integração favoreça a padronização dos processos e agilidade na execução dos estudos.

Outro diferencial está no banco de dados do grupo, que reflete a diversidade da população brasileira e pode facilitar o recrutamento de participantes para os estudos. Essas informações são estratégicas para pesquisas baseadas em Evidência do Mundo Real (RWE), modalidade cada vez mais valorizada em decisões regulatórias e práticas clínicas.

Inovação e desenvolvimento contínuo

Além da abertura do novo centro, o Grupo Fleury afirma ter implantado 464 novos produtos e serviços em 2024, com foco em inovação diagnóstica, eficiência operacional e sustentabilidade. A empresa também publicou 97 artigos científicos e participou de congressos nacionais e internacionais no último ano.

A área de espectrometria de massas, por exemplo, recebeu investimentos para expansão do parque tecnológico, que já é considerado o maior da medicina diagnóstica privada no Brasil, com crescimento anual médio de 30% no volume de exames.

Recentemente, o grupo também passou a operar, na Unidade Paraíso, a SIGNA™ Artist Evo — equipamento de ressonância magnética que utiliza inteligência artificial para reduzir o tempo de exame e melhorar a definição das imagens.

Leia mais: