A Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde (ABRAIDI) realiza, no dia 23 de abril, no Instituto de Radiologia (InRad) do Hospital das Clínicas, em São Paulo, o Fórum ABRAIDI 2025. O encontro marca a divulgação da 8ª edição da pesquisa anual O ciclo de fornecimento de produtos para a saúde no Brasil, que oferece um panorama do setor. Em 2023, o estudo apontou que recursos contingenciados por hospitais e operadoras de saúde somaram R$ 3,8 bilhões, impactados por retenções de faturamento, glosas e inadimplência.
Segundo o presidente da ABRAIDI, Sérgio Rocha, a nova edição da pesquisa deve apresentar um cenário ainda mais desafiador, com aumento das glosas e da inadimplência. “Temos observado um desequilíbrio nas relações comerciais, com contratantes definindo unilateralmente as condições de pagamento, o que dificulta a previsibilidade e sustentabilidade do setor”, afirma.
Além da apresentação do estudo, o Fórum reunirá especialistas para discutir temas como maximização da eficiência, papel da tecnologia na redução de desperdícios e uso de dados para políticas públicas setoriais.
Sustentabilidade financeira e soluções inovadoras em pauta
O primeiro painel abordará a sustentabilidade econômico-financeira do setor de dispositivos médicos. Mediado por Sérgio Rocha, contará com a participação de Ana Coelho (CFO da Arthrex do Brasil), Everson Soares (diretor geral da Promedon do Brasil) e Rafael Braile (COO da Braile Biomédica). Entre os temas em pauta estão os efeitos da variação cambial, os custos de produção e importação, e os impactos dos prazos prolongados de recebimento.
Na sequência, o segundo painel tratará da aplicação da tecnologia no enfrentamento de ineficiências operacionais. Com moderação de Davi Uemoto, gerente executivo da ABRAIDI, o debate reunirá Gustavo Veloso (CEO da Surgical Mapp), Luca Maggioni (líder de Projetos e Inovação da Cortical), Michel Goya (CEO da OPME Log e diretor da ABSS) e Sérgio Mancini (fundador da Viman Sistemas). O painel destacará desde a otimização de processos até a criação de soluções inovadoras.
Planejamento financeiro e uso de dados estratégicos encerram a programação
Outro tema do evento será o planejamento financeiro, com foco na gestão estratégica, atração de investimentos e inovação em um ambiente regulatório dinâmico. Participam do painel Adriano Bragança (CEO do Grupo Health Mercantil), Carlos Eduardo Bernini (CEO da O-Trek) e José Wolnei Schwartzhaupt (diretor de Compliance Regulatório da Opera+Saúde).
Encerrando a programação, será apresentado um mapeamento de dados nacionais e internacionais sobre o uso de implantes cardiovasculares, com comparações entre o Brasil e outros países.