A Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB) e a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) deram início à sua parceria com um evento que reuniu 515 participantes. Nesta semana, as entidades promoveram o debate online “Reforma Tributária: impacto para hospitais filantrópicos”, com a participação de especialistas e lideranças do setor.
O encontro contou com a presença de Renato Nunes, sócio do Machado Nunes Advogados, e Marco Aurélio Ferreira, diretor de Relações Governamentais da Anahp, além de Mirocles Campos Véras Neto e Mário César Homsi Bernardes, presidente e diretor-geral da CMB, respectivamente, e Antônio Britto, diretor-executivo da Anahp.
Durante a discussão, foram abordados os impactos da reforma tributária para o setor, incluindo a imunidade dos hospitais sem fins lucrativos à Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e ao Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), independentemente da obtenção do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social na área da Educação (CEBAS).
Próximos passos da parceria
A parceria entre as entidades já tem próximos passos definidos. As Santas Casas passarão a utilizar o Sistema de Indicadores Hospitalares da Anahp, além de participarem de capacitações do programa Anahp Pro. O primeiro curso, “Contratualização com operadoras e com o poder público”, será realizado de 24 a 27 de março.