A AbbVie anunciou, em janeiro, a aquisição da Nimble Therapeutics em um acordo definitivo que inclui seu principal ativo: um peptídeo oral inibidor de IL23R, atualmente em fase pré-clínica, voltado para o tratamento da psoríase e de outras doenças imunomediadas. Além disso, a AbbVie passa a deter a plataforma proprietária da Nimble para síntese, triagem e otimização de peptídeos, ampliando sua capacidade de descoberta e desenvolvimento de novos tratamentos.
“Estamos entusiasmados em expandir nosso pipeline de imunologia com os novos ativos de peptídeos orais da Nimble e em integrar essa tecnologia inovadora às nossas capacidades de P&D”, afirmou Jonathon Sedgwick, Ph.D., Vice-Presidente Sênior e Chefe Global de Pesquisa da AbbVie. “Juntas, as empresas têm o potencial de oferecer soluções para necessidades médicas ainda não atendidas de pacientes com doenças imunomediadas.”
O que é o inibidor de IL23R?
O inibidor de IL23R da Nimble é uma terapia experimental para psoríase e doenças inflamatórias intestinais (DII). O IL23R é um alvo terapêutico validado para doenças imunomediadas, desempenhando um papel central na inflamação e na progressão dessas enfermidades.
“A Nimble Therapeutics tem o compromisso de transformar a descoberta de medicamentos orais baseados em peptídeos. Com a experiência da AbbVie no desenvolvimento e comercialização global, nossas novas terapias estarão bem-posicionadas para alcançar mais pacientes”, destacou Jigar Patel, Ph.D., Fundador e CEO da Nimble.
Investimento para aquisição
Pelos termos do acordo, a AbbVie desembolsou US$ 200 milhões na aquisição da Nimble, valor sujeito a ajustes e a pagamentos adicionais atrelados ao cumprimento de marcos de desenvolvimento. A transação segue as condições habituais de fechamento, incluindo o período de espera estipulado pelo Hart-Scott-Rodino Antitrust Improvements Act.
A Nimble Therapeutics conta com o apoio de investidores como Telegraph Hill Partners e Roche Ventures.