A 2ª Jornada Médica Internacional acontece entre os dias 12 e 14 de março em Erechim (RS). O evento deve reunir mais de 600 participantes e contará com palestrantes de Israel, Estados Unidos e especialistas de instituições renomadas do Brasil, como Sírio-Libanês, Albert Einstein e Instituto do Coração (InCor).  

Criada em 2024, a Jornada homenageia o primeiro hospital israelita do Brasil, “Leonardo Cohen”, ativo entre 1929 e 1962. Projetado por engenheiros ingleses, o hospital foi dirigido por médicos judeus-alemães que fugiram da perseguição nazista. Parte da verba arrecadada no evento deste ano será destinada à restauração do prédio localizado na antiga Colônia Judaica de Quatro Irmãos. 

“O hospital ‘Leonardo Cohen’ foi o primeiro israelita do Brasil. Sua história é um símbolo de resistência para o povo judaico que imigrou para o norte do Rio Grande do Sul. O resgate material desta estrutura permite também reconstruir a memória e a importância dos colonos de Quatro Irmãos”, afirma Sérgio Lerrer, secretário do Polo de Turismo Judaico da região. 

O evento será realizado no Centro Cultural Vinte e Cinco de Julho e abordará temas sobre a evolução da Medicina no Brasil e no mundo. No dia 12, um dos destaques será o painel “Desafios para a Saúde Pública Eficiente”, voltado a profissionais do setor (Prefeituras, Estado e União). 

Diabetes e Oncologia 

No dia 13, ocorrerão os fóruns de Diabetes, Cardiologia e Oncologia. Entre os palestrantes confirmados estão Marcelo Averbach, cirurgião de cólon do Sírio-Libanês e professor da USP; Nurit Yair, gestora do Departamento de Oncologia do Sheba Medical Center e do The Jusidman Cancer Center, ambos de Israel; e Sergio Roithmann, chefe do Serviço de Oncologia do Hospital Moinhos de Vento e professor da UFCSPA. 

No último dia da Jornada, especialistas discutirão as “Novas Fronteiras da Medicina”. Entre os expositores estão André Machado, neurocirurgião pesquisador da Cleveland Clinic (EUA), e Cesar Mizrahi, neurocirurgião e especialista em cirurgia complexa de coluna do Shaare Zedek Medical Center, de Jerusalém. 

A expectativa é superar o público da edição de 2024. O evento é realizado pelo Instituto Cultural Judaico Marc Chagall, Prefeitura de Erechim e Polo de Turismo Judaico de Quatro Irmãos e Região. 

Turismo e economia 

Além do debate acadêmico, a Jornada também busca impulsionar o turismo e a economia da região. 

“Esta localidade vai receber visitantes do Brasil e do mundo durante os três dias de evento”, destaca Lerrer. 

Inscrições abertas 

As inscrições para a 2ª Jornada Médica Internacional 2025 estão abertas no site.