This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Google, Samsung e Sony competindo pelo seu DNA

By 24 de novembro de 2014 Infográficos, TI e Inovação

Certamente você já ouviu falar que o Google sabe muito sobre você.  Quais são os seus trajetos mais comuns, quais são os assuntos de sua preferência e por aí vai. Desde setembro de 2013, num esforço conjunto que envolve personalidades como Bill Gates, a gigante da internet também participa da corrida em busca do conhecimento do DNA de pessoas afetadas pelo câncer.

Eles não estão sozinhos nessa nova empreitada. Desde dezembro do mesmo ano o Instituto de Pesquisa Samsung Genomics também se concentra no estudo do genoma de pacientes com câncer.

O que está por trás dessa nova atuação de empresas tradicionais do ramo de tecnologia é a crença no futuro da medicina personalizada.  Isso porque a medicina tradicional não é capaz e oferecer respostas para necessidades individuais de cada paciente.

Veja alguns exemplos:

  • A maioria das prescrições medicamentosas é resolutiva para apenas metade dos pacientes;
  • Medicamentos para depressão ajudam a aliviar os sintomas de apenas seis a cada dez pessoas;
  • Drogas contra o câncer são eficientes para apenas 25% dos pacientes;
  • Os dois medicamentos mais prescritos para fibromialgia oferecem melhorias substanciais para apenas 2 a cada 10 pessoas afetadas pela doença;

Para resolver problemas como esse, a medicina personalizada pretende conectar o medicamento correto, na dose correta, na hora certa e ao paciente correto.

Mas não é só.

Gigantes como Sony, Dell e IBM também participam de forma direta – através de centros de pesquisa – ou indireta – através de plataformas para coletar, armazenar e analisar grandes quantidades de dados – nesse esforço com grande impacto na qualidade de vida do próximo século.

Como se percebe nesse infográfico desenvolvido pelo Instituto de Illinois em Chicago, a tecnologia e a medicina estão cada vez mais unidas com o objetivo – não apenas conhecer melhor nosso comportamento – mas também de ajudar a salvar nossas vidas.

The-Rise-of-Personalized-Medicine-Infographic

 

Fonte: UIC | University of Illinois at Chicago

Istvan Camargo

About Istvan Camargo

Leave a Reply