This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Sesi-RS estimula cultura de prevenção nas indústria

By 28 de junho de 2019 Gestão, Indústria

Iniciativa está alinhada à meta da ONU de reduzir a mortalidade prematura por doenças crônicas

As doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), como as cardíacas e o câncer, são responsáveis por 41 milhões de mortes ao ano, o que representa 72% do total mundial. O incentivo à promoção de hábitos saudáveis é uma das ações defendidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como forma de redução de falecimentos precoces por essas enfermidades. De acordo com o relatório “Salvando vidas, gastando menos: uma resposta estratégica às DCNTs”, cada US$ 1 investido nessa área gera um retorno de US$ 7 à sociedade, em aumento de empregos, produtividade e longevidade. Essa questão está no radar da Organização das Nações Unidas (ONU). O documento “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” estabelece como meta reduzir em um terço a mortalidade prematura por essas enfermidades até 2030, além de promover a saúde mental e o bem-estar.

Atento a essas necessidades, o Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) lançou a campanha “Sua empresa com mais saúde o ano todo”. Com participação gratuita e destinada a companhias de qualquer porte, o projeto oferece a aplicação da ferramenta Avaliação da Saúde e Segurança em Trabalhadores da Indústria (ASSTI), composta por um questionário detalhado destinado a uma amostra estatisticamente representativa de trabalhadores. A partir das respostas, será feita uma análise e o Sesi-RS entregará para as indústrias participantes um diagnóstico completo, que contribui para o direcionamento de investimentos em programas de saúde, a partir dos índices de produtividade, estilo de vida e percepção de segurança no trabalho da empresa.

A campanha também disponibiliza materiais educativos para promover a sensibilização dos trabalhadores sobre a importância da adoção de hábitos de vida saudáveis, como forma de prevenção, a partir de 24 temáticas, distribuídas em 12 meses. Serão entregues conteúdos para divulgação interna das empresas, entre os temas abordados estarão doenças crônicas, atividade física, alimentação, estresse, saúde mental e o impacto do sono na produtividade. A ideia é contribuir para desenvolver uma cultura da saúde dentro das indústrias.

O edital faz parte da estratégia do Sesi-RS na promoção da saúde e do bem-estar dos trabalhadores da indústria do Rio Grande do Sul, contribuindo para reduzir os custos com afastamentos, aumentar a produtividade e competividade, dar mais sustentabilidade ao negócio e possibilitar um equilíbrio entre vida e trabalho. O período de inscrição segue até 31 de maio de 2020. As indústrias interessadas podem obter mais informações sobre a adesão no edital, por meio do link.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply