This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Sesi leva campanha de promoção da saúde para indústrias do Rio Grande do Sul

By 27 de janeiro de 2020 Indústria

Iniciativa está alinhada à meta da OMS de reduzir a mortalidade prematura por doenças crônicas no mundo

As doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), como as cardíacas e o câncer, são responsáveis por 41 milhões de mortes ao ano, o que representa 72% do total mundial. O incentivo à promoção de hábitos saudáveis é uma das ações defendidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como forma de redução de falecimentos precoces por essas enfermidades. De acordo com o relatório “Salvando vidas, gastando menos: uma resposta estratégica às DCNTs”, da OMS, cada US$ 1 investido na prevenção gera um retorno de US$ 7 à sociedade, em aumento de empregos, produtividade e longevidade.

Atento a essas necessidades, o Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) promove a campanha “Sua empresa com mais saúde o ano todo”. Até o momento, o edital registrou a adesão de mais de 700 empresas em todo o Rio Grande do Sul (as inscrições seguem abertas). “O Sesi estuda o quanto as mudanças nos cenários da saúde têm impactado na produtividade e na retenção de talentos dentro das indústrias, seja na vida ou no trabalho dessas pessoas. O estilo de vida tem agravado consideravelmente o número de doenças crônicas não transmissíveis, como a obesidade, diabetes e problemas cardiovasculares”, informa a gerente da área de Promoção da Saúde do Sesi-RS, Lisiane Borda Mendonça.

A participação para as indústrias é gratuita e destinada a companhias de qualquer porte. O Sesi-RS disponibiliza materiais educativos para sensibilizar os trabalhadores sobre a importância da adoção de hábitos de vida saudáveis, como forma de prevenção, a partir de 24 temáticas, distribuídas pelos 12 meses do ano, relativas a temas como atividade física, alimentação saudável e doenças crônicas. Sugere ainda ações que podem ser realizadas dentro das empresas participantes. A ideia é contribuir para desenvolver uma cultura da saúde dentro das indústrias. “É uma forma de o Sesi contribuir com a inserção dessa pauta de forma harmônica, equilibrada e agradável, ajudando as indústrias a conectar todas essas temáticas. São assuntos importantes que as empresas precisam considerar, mas que não são exatamente o foco do negócio. Assim, o Sesi entra como parceiro e facilitador, com objetivo de ser uma referência para a indústria”, explica Lisiane.

O projeto também realiza a aplicação da ferramenta Avaliação da Saúde e Segurança em Trabalhadores da Indústria (ASSTI), composta por um questionário detalhado destinado a uma amostra estatisticamente representativa de trabalhadores. A partir das respostas, será feita uma análise e o Sesi-RS entregará às indústrias participantes um diagnóstico completo, que contribui para o direcionamento de investimentos em programas de saúde, a partir dos índices de produtividade, estilo de vida e percepção de segurança no trabalho da empresa.

O edital faz parte da estratégia do Sesi-RS na promoção da saúde e do bem-estar dos trabalhadores da indústria do Rio Grande do Sul, contribuindo para reduzir os custos com afastamentos, aumentar a produtividade e competitividade, dar mais sustentabilidade ao negócio e possibilitar um equilíbrio entre vida e trabalho. Ainda sobre o tema, o Sesi-RS realizará nos dias 6 e 7 de maio, no Centro de Eventos FIERGS, o Conecta Saúde Sesi, que vai abordar junto a especialistas assuntos como bem-estar, segurança e saúde no ambiente laboral do futuro, os avanços e desafios da era da transformação digital, com foco na inovação em saúde e segurança no contexto do trabalho.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.