faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Primeiro rituximabe biossimilar aprovado no Brasil chega ao mercado

Article-Primeiro rituximabe biossimilar aprovado no Brasil chega ao mercado

startup-de-saude-genomica-cancer

  • Divisão da Novartis e uma líder global em biossimilares1, Sandoz segue ampliando o portfólio no país com foco em medicamentos biossimilares
  • Biossimilares da Sandoz têm sido usados na prática clínica há mais de 10 anos, estão disponíveis em mais de 90 países e alcançam mais de 500 milhões de pacientes-dia1
  • O lançamento do rituximabe biossimilar é um passo importante na ampliação do acesso de pacientes a medicamentos biológicos no Brasil

O primeiro rituximabe biossimilar aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) acaba de chegar ao mercado nacional. Trata-se do Riximyo®, comercializado no Brasil pela Sandoz, divisão da Novartis e líder global em biossimilares1.

Riximyo® é o único medicamento rituximabe biossimilar aprovado no país para todas as indicações do biológico de referência, o MabThera®2,3. É um anticorpo monoclonal indicado para tratamento de linfoma não-Hodgkin (linfoma folicular e linfoma difuso de grandes células B) e leucemia linfocítica crônica, e para doenças imunológicas, como artrite reumatoide, granulomatose com poliangiite e poliangiite microscópica2.

A Sandoz vem ampliando sua atuação no país de maneira estratégica, com foco em um rico conjunto de medicamentos biossimilares em estágio avançado de desenvolvimento. As principais classes terapêuticas incluem Oncologia, Imunologia e Endocrinologia. “A Sandoz investe globalmente na pesquisa e no desenvolvimento de medicamentos para aumentar o acesso dos pacientes a produtos biológicos de alta qualidade. Com Riximyo®, iniciamos um robusto portfólio de anticorpos monoclonais que será incrementado nos próximos anos”, afirma Fabio Antoneli, diretor de especialidades da Sandoz.

Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento têm intuito de melhorar a vida dos pacientes e aliviar gastos de sistemas de saúde. A companhia foi a primeira farmacêutica a receber aprovação de um biossimilar na Europa, no Japão e nos Estados Unidos4-6. Globalmente, o portfólio de biossimilares da Sandoz conta hoje com 8 moléculas. Os medicamentos têm sido usados na prática clínica há mais de 10 anos, estão disponíveis em mais de 90 países e alcançam mais de 500 milhões de pacientes-dia1.

Sobre o rituximabe biossimilar1,7-13

Pioneira no desenvolvimento de medicamentos biossimilares, a Sandoz iniciou o estudo clínico global de fase III em linfoma folicular para aprovação de Riximyo® em dezembro de 2011, selecionando o Brasil como um dos países participantes.

Anticorpos monoclonais são medicamentos biológicos produzidos a partir de células vivas. Eles são usados frequentemente para o tratamento de doenças graves, como o linfoma. A molécula age por meio de sua ligação com proteínas-alvo, permitindo assim um tratamento direcionado para a enfermidade.

A complexidade inerente de uma molécula biológica não permite uma reprodução idêntica, tal qual acontece com os genéricos em relação aos medicamentos de referência. Os biossimilares são construídos a partir dos medicamentos biológicos de referência de maneira a corresponder a este, do ponto de vista estrutural, funcional, pré-clínico e clínico, em termos de segurança, eficácia e qualidade14,15. Além disso, são mais acessíveis à população, uma vez que seguem o mesmo princípio de comercialização após a perda de patente do medicamento de marca original.

Os biossimilares necessitam de um processo de desenvolvimento e pesquisa clínica por comparabilidade, além de aprovação por vias regulatórias rigorosas. Nesses processos, é necessário demonstrar que a estrutura molecular e a atividade biológica do biossimilar são equivalentes às do medicamento de referência, e que eventuais diferenças não têm impacto clínico em eficácia e segurança14,15. Riximyo® demonstrou comparabilidade com o biológico de referência em testes analíticos, pré-clínicos e também em estudos clínicos, o que embasou sua aprovação em todas as indicações do medicamento de referência16

A chegada de biossimilares como Riximyo® representa uma possibilidade para facilitar o acesso a tratamentos de doenças graves. Para o paciente, é uma oportunidade de obter um medicamento de qualidade por um valor reduzido, com a mesma qualidade, eficácia e segurança de moléculas de referência.

Sobre a Sandoz

A Sandoz é uma líder global em medicamentos genéricos e biossimilares. Como divisão do Grupo Novartis, nosso propósito é descobrir novas maneiras de melhorar e prolongar a vida das pessoas. Contribuímos com a sociedade, apoiando crescentes necessidades de cuidados de saúde, por meio de abordagens inovadoras para ajudar as pessoas em todo o mundo a terem acesso a medicamentos de alta qualidade. Nosso portfólio possui aproximadamente 1.000 moléculas, abrangendo todas as principais áreas terapêuticas. Em 2018, as vendas da companhia representaram US$ 9,9 bilhões e nossos produtos atingiram mais de 500 milhões de pacientes. A Sandoz está sediada em Holzkirchen, na região de Munique, na Alemanha.  

 MabThera® é uma marca registrada de F. Hoffmann-La Roche AG.

 

Referências

1Site Sandoz

2Bula de Riximyo®.

3Bula do MabThera®. 

4European Medicines Agency. Omnitrope® Summary of Product Characteristics.

5Pharmaceuticals and Medical Devices Agency. PMDA Perspective: Recent Trends in the Regulation of Biopharmaceuticals.

6Food and Drug Administration. ZarxioTM Package Insert.

7Weise M, et al. Blood. 2012; 120(26):5111-1117

8European Commission. Consensus Information Paper 2013. What you need to know about Biosimilar Medicinal Products.

9Information on BiosimilarsFDA. 

10European Medicines Agency. Update of questions and answers on biosimilar medicines

11European Medicines Agency (EMA). Guideline on similar biological medicinal products

12Food and Drug Administration (FDA). Patient protection and affordable care act.

13Schiestl et al. Nature Biotechnol. 2011; 29:310

14Lemery SJ, et al. Clin Cancer Res. 2010; 16(17):4331-4338

15McCamish, M and Woollett, G. Clin Pharmacol Ther. 2012; 91(3):405-417

16 Site ANVISA.